
Diretor-geral de 'Vale tudo' em 1988, Dennis Carvalho relembra mudança de última hora em morte de Odete Roitman
No fim de 1988 e ínicio de 1989, Dennis Carvalho era uma das poucas pessoas que sabiam da resposta a um dos maiores mistérios da história da TV brasileira: quem havia matado Odete Roitman? Essa informação privilegiada lhe cabia porque ele era o diretor-geral da novela escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, agora reescrita por Manuela Dias com o mesmo assassinato mobilizando o país.
Indispensável: OAB alerta suspeitos de morte de Odete Roitman após depoimentos sem advogados
Veja as primeiras imagens do casamento de Raquel e Ivan em 'Vale tudo'; figurinista detalha vestido de noiva
— A gente pensou em Marco Aurélio para matar Odete — diz Dennis ao GLOBO, referindo-se ao personagem de Reginaldo Faria. — Mas houve um vazamento e precisamos mudar.
Mas a resolução do mistério acabou saindo na imprensa, segundo Dennis, o que obrigou Gilberto Braga a alterar a trama em cima da hora. Não só porque perderia a graça para o público, como também por causa de um concurso patrocinado pela marca de alimentos Maggi (o caldo da Galinha Azul), que sortearia 5 milhões de cruzados entre os telespectadores que acertassem o assassino.
Quem matou Odete Roitman: autora de 'Vale tudo' escreveu dez finais, para cinco suspeitos; veja diferenças entre 2025 e 1988
— Uma semana antes do final, o Gilberto me falou: "Quem é que tem cara de louca no elenco?". A Cássia (Kis, intérprete de Leila), claro, eu respondi. Então é ela que vai matar, ele me disse — relembra Dennis.
Esta história também é contada na autobiografia de Gilberto Braga, "O balzac da Globo", escrita por Artur Xexéo e Maurício Stycer (Editora Intrínseca).
A última gravação
Para evitar novos vazamentos, Dennis armou uma operação de guerra, reportada pelo GLOBO na edição de 7 de janeiro de 1989, um dia depois do último capítulo. O final, com Leila, mulher de Marco Aurélio, matando Odete sem querer, por achar que sombra na parede era de Fátima (Gloria Pires), a amante dele, foi filmada no dia em que foi ao ar. "Oito cenas foram gravadas ontem, duas com a participação da vítima", dizia a matéria do GLOBO.
— Convoquei todo o elenco, fomos para o estúdio às 9h e fiz uma brincadeira, falando, solenemente, “vou revelar quem matou Odete Roitman” — diz Dennis. — Quando anunciei Cássia Kis, foram só aplausos. O pessoal foi para casa e começamos a gravar do zero às 13h.
Sobre a nova versão, Dennis diz que, pela primeira vez, está com tempo de assistir a uma novela inteira e elogia a atuação "brilhante" de Debora Bloch. E quem matou Odete Roitman, na visão desse especialista?
— Afonso (Humberto Carrão). Para mim, ele é o assassino.
Fonte original: abrir