
Globo Rural realiza a 2ª edição do ‘Agro Horizonte’, que discute desafios do setor em um mundo instável
As disputas tarifárias que têm sido a marca do comércio internacional em 2025 tornaram ainda mais complexa a avaliação das perspectivas para o agro brasileiro. Em um ambiente de acesso restrito a crédito, oscilações dos preços das commodities agrícolas, instabilidade geopolítica e disseminação da inteligência artificial em alta velocidade, a leitura dos cenários, que já não é tarefa trivial, ficou ainda mais desafiadora.
Para rastrear rebanho: empresas usam brinco e até chip no boi
Tecnologia: Veja como a IA está revolucionando a previsão do tempo e pode mudar a vida dos fazendeiros no mundo
Em sua segunda edição, o evento Agro Horizonte, uma iniciativa da revista Globo Rural, vai reunir especialistas para destrinchar as transformações e desafios recentes e também as oportunidades que se apresentam para o setor.
Inovação e tecnologia
O Agro Horizonte será realizado no dia 29 de outubro e, assim como na primeira edição, em 2024, o evento será em Brasília. O público, de mais de 200 participantes, vai contar com autoridades, representantes de órgãos reguladores, pesquisadores, executivos de grandes empresas do agro e líderes de associações, entre outros profissionais do segmento.
COP30: agricultura regenerativa pode gerar até US$100 bilhões só no Cerrado
Nos painéis e debates, os especialistas vão contextualizar como diferentes avanços têm transformado o dia a dia de todos os elos da agropecuária. Na abertura, o Agro Horizonte vai contar com a participação de Ted Mckinney, que foi subsecretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no primeiro governo Donald Trump e hoje preside a National Association of State Departments of Agriculture (NASDA), organização que reúne os Departamentos de Agricultura estaduais.
A programação terá ainda nomes como André Guillaumon, o principal executivo da Brasilagro, e José Ângelo Mazzillo Júnior, assessor da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Lloyd Day, diretor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), vai moderar um painel interativo com a plateia sobre o cenário geopolítico do agronegócio.
Dificuldades: Restaurar florestas é um ramo promissor da bioeconomia, mas o país ainda está longe de cumprir meta
As discussões sobre inovação e tecnologia estão no DNA do Agro Horizonte. Na programação deste ano, Bruno Pavão, chefe de Robótica da Solinftec, e Oscar Burd, professor do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas e fundador da Success, empresa especializada em tecnologia da informação para a cadeia do agro, vão se apresentar no painel “O futuro é agora: tecnologias que estão transformando o campo”.
O evento começará às 8h e se estenderá até às 12h55. As inscrições são gratuitas, e as vagas, limitadas. O endereço para se inscrever é https://oglobo.globo.com/projetos/agrorizonte.
Fonte original: abrir