Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Trump extingue Dia dos Povos Indígenas e retoma celebração a Cristóvão Colombo: 'Amamos os italianos'

09/10/2025 23:16 O Globo - Rio/Política RJ

O presidente Donald Trump assinou uma proclamação nesta quinta-feira para o próximo feriado do Dia de Colombo, renunciando deliberadamente a uma homenagem semelhante aos nativos americanos estabelecida durante o governo do democrata Joe Biden.
'Terminamos a guerra': Trump celebra acordo entre Israel e Hamas e estima libertação de reféns em poucos dias
Lula, após ligação com Trump: 'Acho que nosso problema com os Estados Unidos será resolvido'
"Estamos de volta com o Dia de Colombo [...] amamos os italianos", disse Trump em uma reunião de gabinete após assinar a proclamação para o próximo feriado.
Em 2021, Biden se tornou o primeiro presidente dos EUA a proclamar o Dia dos Povos Indígenas, uma iniciativa que ativistas buscavam há anos para homenagear a história dos nativos americanos. Embora Biden não tenha substituído completamente o feriado de 12 de outubro — que nos Estados Unidos é chamado de Dia de Colombo — como muitos ativistas desejavam, Trump o acusou de fazê-lo.
Durante anos, o feriado tem sido criticado devido aos massacres e à extinção que se seguiram à conquista das Américas após a chegada de Cristóvão Colombo em 1492. Em 1968, o Congresso dos EUA tornou a data um feriado.
A decisão de Trump de não homenagear o Dia dos Povos Indígenas ocorre em um momento em que seu governo promove uma agenda antiprogressista, revertendo o curso da presidência de Biden em muitas questões culturais.

Fonte original: abrir