Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Nobel da Paz: Saiba quanto ganha o vencedor

10/10/2025 03:01 O Globo - Rio/Política RJ

O Prêmio Nobel da Paz, concedido desde 1901 e que será anunciado nesta sexta-feira, é um dos cinco prêmios instituídos em seu testamento pelo químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896). Este ano, a Fundação Nobel anunciou que os vencedores do Prêmio Nobel receberão 11 milhões de coroas suecas, o mesmo valor de 2023 e 2024, o equivalente a R$ 6,2 milhões. O prêmio não pode ser dividido por mais de três pessoas.
Nobel de física: Ganhadores recriaram bizarrices do mundo microscópico em experimento macroscópico
Em 2024: Grupo antinuclear japonês Nihon Hidankyo ganha Prêmio Nobel da Paz
Em 27 de novembro de 1895, um ano antes de sua morte, Alfred Nobel assinou o famoso testamento que concretizaria alguns dos objetivos aos quais dedicou grande parte de sua vida. Nobel estipulou em seu testamento que a maior parte de seu patrimônio, mais de 31 milhões de coroas suecas (hoje aproximadamente 2,2 bilhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 1,25 bilhão), deveria ser convertida em um fundo e investida em "títulos seguros". A renda dos investimentos deveria ser "distribuída anualmente na forma de prêmios para aqueles que, durante o ano anterior, conferiram o maior benefício à humanidade".
Nobel, inventor da dinamite, estava profundamente preocupado pelos horrores da guerra após comprovar os efeitos do explosivo no conflito franco-prussiano e quis que um de seus prêmios fosse dedicado "a pessoa ou entidade que mais ou melhor tenha contribuído à aproximação dos povos, à supressão ou redução dos exércitos permanentes e à promoção de congressos pela paz".
Constituída a Fundação Nobel, os prêmios foram concedidos pela primeira vez em 1901, cinco anos após a morte de seu criador. Ele é outorgado por um comitê de cinco pessoas escolhidas pelo Parlamento norueguês. Ao longo dos anos, no entanto, a concessão do Nobel da Paz levantou várias críticas e polêmicas em torno da personalidade e dos antecedentes da pessoa escolhida.
Cortes de orçamento: Ganhador do Nobel de Física diz que ações de Trump 'paralisarão' pesquisas nos EUA
Campanha pelo prêmio: Trump diz que, se não ganhar o Nobel da Paz, será 'um insulto' aos EUA
Só uma pessoa rejeitou o prêmio até hoje: o vietnamita Le Duc Tho. Ele justificou a negativa afirmando que, quando lhe foi outorgado o prêmio, em 1973, ainda não tinha conseguido a paz em seu país, o Vietnã do Norte. Naquele ano, o prêmio também foi concedido ao então secretário de Estado americano Henry Kissinger. Mais tarde, uma investigação da CIA comprovou suas implicações no golpe de Estado de Augusto Pinochet, no Chile, no mesmo ano em que ele recebeu o título.

Fonte original: abrir