
Genial/Quaest: a um ano da eleição presidencial, Lula mantém liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos
Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra que, a um ano da eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos. Nas oito simulações de 1º turno, o pré-candidato à reeleição tem entre 35% e 43% das intenções de voto.
'Juntou uns dez médicos para conseguir retirar': ES investiga parto normal de bebê de 6,5 kg, apesar de indicação para cesárea
INSS: Presidente da CPI se reúne com André Mendonça para criar 'canal de cooperação'
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e não pode participar do pleito, tem o melhor resultado contra o petista entre os nomes da direita testados. Bolsonaro teria 26%, contra 35% de Lula. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por sua vez, aparece com 21%, em um cenário no qual representa o campo, ante 36% do petista. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), soma 18% e 19%, a depender da lista de nomes, enquanto Lula marca, respectivamente, 39% e 42%.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), por sua vez, marca entre 23% e 15% em diferentes cenários contra Lula e outros nomes da direita. O parlamentar que vem articulando nos EUA sanções contra o Brasil e autoridades tem afirmado ter intenção de disputar, o que tem gerado atritos no bolsonarismo.
Em um eventual segundo turno, Lula mantém vantagem contra todos os seus possíveis adversários, com intenções de voto entre 41% e 47%. A menor diferença, de nove pontos percentuais, é contra o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, que teria 32% e é o único candidato que perderia por menos de 10 pontos percentuais.
A maior distância, de 23 pontos, é registrada contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSD, que teria 22% dos votos, sete pontos percentuais abaixo dos que dizem que votarão em branco, anularão ou não irão às urnas.
Contra Bolsonaro, o presidente superaria o rival por 46% a 36%. A ex-primeira-dama Michelle avançou dois pontos, chegando a 34%, movimento dentro da margem de erro, também de dois pontos. Já Tarcísio recuou na mesma proporção e tem 33%, contra 45% de Lula. Ambos perderiam para o petista pela mesma diferença, de 12 pontos percentuais. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), acumula recuo de 7 pontos percentuais desde maio, e perderia para Lula por 44% a 31%.
O presidente Lula avançou também na pesquisa espontânea, quando não são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos. Em maio, ele aparecia com 11%, em julho passou para 15% e desde então vem crescendo gradativamente. Na pesquisa atual, tem 19% das intenções de voto. Bolsonaro tinha 9% em maio, chegou a 11% em julho e desde então recuou, chegando a 6% agora. O percentual de indecisos é de 69%, estável em relação às três pesquisas anteriores.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro. Foram feitas 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais.
Fonte original: abrir