Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Começa hoje o SP Gastronomia, com restaurantes renomados, produtores artesanais e aulas para os apaixonados por comida

10/10/2025 03:01 O Globo - Rio/Política RJ

Provar delícias de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo em um só espaço? No SP Gastronomia, que começa nesta sexta-feira (10), isso será possível. O festival ocorre neste e no próximo fim de semana, nos dias 10 a 12 e 17 a 19 de outubro, e vai transformar a Ilha Musical do Parque Villa-Lobos num espaço cheio de comida gostosa e boa música — o Titãs abre a festa e sobe ao palco às 20h desta sexta. Os ingressos ainda estão disponíveis no site da Ticketmaster (https://www.ticketmaster.com.br/event/sp-gastronomia-2025).
No “line-up” gastronômico, estão estrelas como Mocotó, Casa do Porco, Aizomê, Jiquitaia, Quincho, Osso, Tasca da Esquina, Capim Santo, Grand Hyatt, Frida & Mina e muito mais. Mas para quem quer provar novos sabores não precisa se limitar aos restaurantes: produtores de delícias artesanais, de geleias e mel até queijos premiados e massas também marcarão presença no evento.
Dadinhos de Tapioca: criação ilustre do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó
Marcos Alves
— Vamos levar doce de leite, queijo Tulha que é o nosso principal queijo, premiado internacionalmente, o queijo Mantiqueira, o queijo Figueira, que é uma das estrelas aqui do nosso portfólio e todas as receitas mais autorais. O Figueira, por exemplo, é um queijo curado por um tempo que varia de 120 a 180 dias, tem corante natural urucum, tem uma leve doçura no paladar, além de ser visualmente lindo, tem uma massa aberta, é um queijo de muito aroma — conta Meiri Cardoso, gerente de produção da Fazenda Atalaia, que vai estar na feira de produtores do SP Gastronomia.
Queijo Figueira, da Fazenda Atalaia, poderá ser degustado na feira de produtores do SP Gastronomia
Divulgação/Fazenda Atalaia
Em Parelheiros, no extremo-sul de São Paulo, o meliponário e apiário Mondury é aberto a visitação para quem quer conhecer o vasto mundo da criação das abelhas sem ferrão e a produção de mel artesanal. Mas quem estiver no SP Gastronomia também vai ter o gostinho de provar variedades de mel. Era 2013 quando Pâmela Lucena conheceu Amir de Mello Júnior, e os dois começaram a namorar. Júnior, conta Pâmela, criava abelhas em sua chácara em Itu, e não demorou para o amor que ela sentiu por ele se estender também para as abelhas.
— Eu vivo brincando que me apaixonei pelas abelhas. A gente começou a namorar, fui me apaixonando cada vez mais pelas abelhas e, com três anos de namoro, eu engravidei da Isa, nossa filha. Recém-formada em administração, eu morava em Parelheiros e comecei a criar abelhas nativas da Mata Atlântica no terreno da minha mãe. Começamos vendendo mel para pagar as contas, depois fui fazendo cursos de sabonete, gel, pomada, velas, e desenvolvi outros produtos, tudo com mel — conta ao GLOBO.
O casal vai estar no SP Gastronomia levando todo seu catálogo de produtos feitos a base de mel, cera de abelha e própolis. E, ao mesmo tempo que o público poderá testar e comprar os meles, geleias, sabonetes, velas, esfoliantes, cremes e muito mais, também vai poder saber um pouco mais do universo das abelhas nativas da Mata Atlântica e sua importância para o ecossistema.
— A gente sempre leva uma caixinha de abelhas sem ferrão para as pessoas conhecerem como elas são. Hoje, no nosso meliponário, temos 14 espécies de abelhas nativas — explica.
Mondury, que produz mel de abelhas nativas da Mata Atlântica, vai estar presente na Feira de Produtores do SP Gastronomia
Divulgação
Não vão faltar produtos artesanais de qualidade para degustar e levar para casa. A Tre Sorelle Pasta levará suas massas artesanais, a Capril do Bosque marcará presença com queijos, iogurtes e outros produtos derivados do leite de cabra. A Palmitolândia levará palmitos produzidos em Iporanga, no coração da Mata Atlântica, para o gramado do Parque Villa-Lobos. Quem gosta de cachaça poderá se deliciar com as bebidas da Cachaça Três Pedras e, claro, para finalizar as receitas com toque de chef não pode faltar um bom azeite — o Azeite Rossini, produzido na Serra da Mantiqueira, também estará disponível no evento.
Aulas com chefs premiados
Quem ama gastronomia poderá aprender sobre esse universo com quem mais entende do tema. Neste sábado, o público poderá curtir a experiência Infiltrado na Cozinha com Paola Carosella, e o chef Alvaro Dertinate Nogueira apresentará o painel Brasilidade no copo: da plantação ao paladar, um oferecimento da cervejaria Petra. No domingo, Dia das Crianças, tem uma programação especial para os baixinhos: uma oficina de pintura de chocolate para crianças, com a chef Shirley Oliveira, que ministra cursos nos Centros de Educação Unificado (CEUs) de São Paulo.
No próximo fim de semana, é a vez dos chefs Fred Caffarena, do Make Hummus Not War, e Erik Nako, do Baduk Café Bar, compartilharem um pouco de seu talento com o público. Haverá aulas sobre frutas nativas da Mata Atlântica, como fazer bolinho de arroz no dendê, brioche, mousse de cupuaçu e muito mais.
E além de muita comida boa, produtos artesanais diretos dos produtores e a oportunidade de aprender com chefs

Fonte original: abrir