Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Ciro Nogueira se reúne com Bolsonaro, diz que deu conselhos para 2026 e reforça apoio a Tarcísio ou Ratinho

09/10/2025 18:18 O Globo - Rio/Política RJ

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), se reuniu na tarde de hoje com o ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o dirigente partidário, a conversa serviu para que os dois trocassem impressões sobre o cenário eleitoral para 2026.
– Eu sempre dou meus conselhos, escuto as orientações dele, não dá para conversar com ele sem falar de 2026 – disse.
O senador não disse se conversou com o ex-presidente sobre nomes de possíveis candidatos ao Palácio do Planalto, mas após o encontro reforçou que avalia os nomes dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como alternativas mais viáveis.
–Eu já declarei, não é meu preferido, o meu preferido é o presidente Bolsonaro. Como isso não é viável, acho que os candidatos viáveis que temos hoje no país são o governador Tarcísio e o governador Ratinho. Acho que são os que levariam à vitória mais fácil – declarou o presidente do PP.
Ciro já havia dito em entrevista ao GLOBO que Tarcísio ou Ratinho seriam os candidatos que uniriam a oposição. Nas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que também tenta ser candidato a presidente, reagiu por não ter sido citado e chamou Ciro de “quase ex-senador”.
O PP negocia uma federação com o União Brasil, o que obrigaria as duas siglas a terem o mesmo candidato. O senador, que foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro, minimizou o incômodo de Caiado.
–Não tenho nada contra o governador Caiado, é um grande governador. Candidato tem que mostrar viabilidade, o tempo dirá se ele é viável ou não. Não sou eu que vou impedir ou apoiar sua candidatura, quem tem que apoiar é o povo. Agora, eu comando a federação.
O ex-ministro de Bolsonaro também evitou se colocar como candidato a vice em uma chapa construída pela oposição e disse que o cargo só será definido após a definição de quem será o candidato ao Palácio do Planalto.
–Estou pensando em cumprir bem meu mandato como senador, vou concorrer à reeleição. Vamos primeiro escolher nosso candidato a presidente e depois a gente discute a questão de vice.

Fonte original: abrir