
Censo 2022: veja qual o transporte mais usado para ir ao trabalho em cada município do Brasil
O automóvel é o meio de transporte em que os habitantes mais passam tempo no caminho para o trabalho no Brasil. Dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE mostram que 22,6 milhões de habitantes — quase um terço (32,3%) dos residentes no país — passam mais tempo dentro um carro a caminho do serviço em relação a outros modais, como os coletivos. Os ônibus são o segundo meio mais adotado, enquanto os de alta capacidade, como metrô e trens, representam percentual ínfimo neste cenário (1,6%).
De forma inédita, o Censo 2022 traz um raio-x do modo como os habitantes se deslocam para o trabalho. O levantamento aponta que o uso do veículo individual motorizado é prevalente sobretudo entre habitantes do Centro-Sul do país e tem participação expressiva no Norte e no Nordeste.
Veja abaixo os meios de transporte mais utilizados em cada município do país:
O levantamento apontou que o ônibus é o segundo meio mais utilizado no Brasil, por 14,9 milhões de pessoas, pouco mais de um quinto da população (21,4%). Na sequência, vêm os deslocamentos a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%) — 12,4 milhões de pessoas caminham para o serviço e 11,4 milhões se transportam pelo motorizado de duas rodas.
Juntos, esses quatro meios de transporte representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país.
Os dados do IBGE destacam o baixo percentual de pessoas que passam mais tempo em meios de transporte de alta capacidade, como o trem ou o metrô (1,6%). A proporção é semelhante à do uso de vans, peruas e afins (1,4%), que também comportam mais passageiros pelo caminho. Da mesma forma, veículos do tipo BRT ou de trânsito representaram somente 0,3% dos deslocamentos, atrás até das distâncias percorridas por caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%), os Pau de Arara.
O Censo destaca que o automóvel como principal meio de ida ao trabalho é opção de quase metade dos trabalhadores da Região Sul (45,9%) e mais de um terço deles no Centro-Oeste (38,8%) e no Sudeste (33,2%). Na análise por estado, Santa Catarina tem a maior proporção de habitantes que passam mais tempo em carros até o trabalho (48%). Os menores níveis foram identificados no Pará (16,3%), no Maranhão (17,2%) e no Ceará (19,3%).
Fonte original: abrir