Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Vitão vive nova fase na música e explica transformação pessoal: 'Mais sóbrio e objetivo'

12/10/2025 07:02 O Globo - Rio/Política RJ

Após um período de reclusão, Vitão retorna aos palcos em um momento de transformação pessoal e artística. Longe das grandes gravadoras e agora em carreira independente, o cantor aposta em um reencontro consigo mesmo e com o público. A retomada marca o início de uma fase mais consciente, na qual ele alia maturidade criativa com liberdade estética.
Confira: Mariana Ximenes fala sobre conexão com a cultura cearense, força feminina e ancestralidade nordestina
Vanessa Giácomo fala sobre representar o Brasil em premiação portuguesa e papel das mulheres na arte: 'Quando uma se ergue, todas ganham'
"Para mim, representa um momento de colocar as músicas em prática de novo, depois de um período criativo e de um respiro pessoal. É um momento de muita entrega no estúdio, de reencontro comigo mesmo e com o público no palco. É também um momento de reinvenção, agora de forma independente, de me redescobrir artisticamente", diz o artista ao GLOBO.
De volta aos palcos após dois anos afastado, Vitão relata como foi reviver a energia da plateia, agora com um olhar mais atento às conexões humanas.
"A maior diferença que senti neste show foi a troca com a banda, que é nova. Mas a conexão com o público continua sendo genuína e sincera. As pessoas estão lá pela música, e isso mexe muito com a emoção delas. Notei também novas pessoas nos shows, e sempre faço questão de conhecê-las e tirar fotos. A sensação continua a mesma: alegria de estar no palco cantando para quem realmente gosta da música", destaca.
Divulgação Marcos Hermes
Divulgação
Previsto para 2026, o novo álbum vem sendo construído a partir de vivências pessoais, reflexões e experiências íntimas. "Está tudo muito interligado. Minha vida pessoal serve de base para minha arte. Momentos de reclusão, reflexão, experiências em relacionamentos, batalhas internas e tomadas de consciência se transformam naturalmente em música", afirma.
Embora a fama traga visibilidade, também impõe desafios. Para o cantor, saber focar no que realmente importa tem sido essencial para seguir firme na jornada. "Tudo tem dois lados, mas a parte boa se sobressai quando a gente escolhe enxergar dessa forma. O reconhecimento das pessoas pela minha música e carreira é muito maior do que qualquer coisa negativa e acaba superando qualquer dificuldade", reflete.
Autenticidade sempre foi uma marca registrada de Vitão. Questionado sobre pressões externas ou tentativas de se encaixar em padrões, ele é direto: "Às vezes, as expectativas externas se misturam com as nossas próprias, e isso é normal. Mas entregar algo diferente do que as pessoas esperam é interessante, porque abre novas possibilidades e ideias na mente delas."
Vitão
Divulgação Pedro Barcellos
Essa liberdade criativa também se reflete no vínculo que mantém com seus fãs — uma relação próxima, intensa e afetiva.
"É sempre uma sensação nova. É incrível poder criar músicas que entram na vida das pessoas, influenciam sua visão de mundo e até a formação pessoal. Isso é intenso e surpreendente, e me deixa sempre grato por poder ser esse instrumento de levar música para elas", conta.
Em sua vida pessoal, Vitão vive um relacionamento com a cantora Lou Garcia, cuja presença também tem influenciado diretamente sua produção artística.
"Estar ao lado dela me torna um artista melhor. Ver suas criações, participar de estúdio, receber toques sobre identidade visual e música, tudo contribui muito para o meu trabalho. Ela me traz ideias de melodia, letra, arranjo, e já colaboramos juntos em composições. Uma sugestão dela sobre a produção de uma música, por exemplo, mudou completamente a segunda metade da faixa, desacelerando o beat e ajustando o tom, e foi espetacular. É um privilégio presenciar o talento dela", declara.
Vitão e Lou Garcia
Reprodução Instagram
Ao contrário de muitos artistas que relatam a solidão da fama, Vitão enxerga esse cenário de forma diferente. "No meu caso, a fama não traz solidão, mas companhia. Tenho amigos, fãs e pessoas novas sempre ao redor, e essa comunidade de fãs é muito acolhedora. Minha vida é cheia de atividades e pessoas, então sinto mais presença do que solidão", observa.
Conhecido por transitar entre diferentes estilos musicais, o cantor reafirma que a ousadia continua sendo um pilar da sua trajetória. "Este novo Vitão é o mesmo de sempre: apaixonado pelo que faz, mas mais sóbrio e objetivo. Procuro ouvir mais, estar aberto e me posicionar nos momentos certos. Continuo sendo o mesmo Victor apaixonado pela música, e nada do que faço mudou nesse sentido", declara.
Vitão
Divulgação Pedro Barcellos
Se tivesse que definir essa nova fase com uma única palavra, ele escolhe "reinvenção". "Porque é a chance de me redescobrir, colocar em prática tudo que aprendi e viver a música de um jeito novo, sem perder a paixão de sempre", conclui.

Fonte original: abrir