
Ouvir o canto dos pássaros reduz o estresse e melhora a saúde mental, aponta estudo
O simples ato de ouvir o canto dos pássaros pode fazer bem para o corpo e a mente. Diversos estudos científicos têm apontado que esses sons naturais estão associados a uma sensação maior de bem-estar e clareza mental, além de contribuírem para a redução de sintomas de ansiedade e depressão.
Nas profundezas do Mediterrâneo: cientistas estudam micróbios que 'comem' metano e podem ajudar a frear o aquecimento global
Leia também: primeiros humanos da América do Sul caçavam preguiças-gigantes e gliptodontes e podem ter acelerado extinção de espécies, aponta estudo
A relação entre natureza e saúde emocional é conhecida há décadas. Mas pesquisas recentes sugerem que não é necessário estar fisicamente em um ambiente natural para sentir parte desses benefícios, bastaria escutar sons da natureza, em especial o canto das aves.
Por que o canto dos pássaros é tão especial?
Segundo a psicóloga social e ambiental Cindy Frantz, do Oberlin College and Conservatory (EUA), citada pela National Geographic, os seres humanos são naturalmente sociais e "programados para buscar conexão com as coisas ao redor". Isso inclui não apenas outras pessoas, mas também os elementos do mundo natural, entre eles, os pássaros.
Um estudo publicado em 2022 na revista Scientific Reports, com mais de 1.300 participantes, mostrou que pessoas que ouviram ou observaram aves relataram uma melhora significativa no bem-estar mental. O efeito positivo se mostrou ainda mais duradouro do que aquele observado em quem passou tempo em áreas verdes ou próximas à água, como parques e praias.
Paella ou fish and chips? Biólogo explica movimento raro de polvos do Mediterrâneo no litoral inglês
Outro trabalho, também de 2022 e publicado na mesma revista, comparou o impacto de sons urbanos com o de sons naturais. Participantes que ouviram seis minutos de canto de pássaros relataram sentir-se menos ansiosos, deprimidos e paranoicos após a experiência.
De modo semelhante, uma pesquisa conduzida em 2020 pela Universidade Politécnica Estadual da Califórnia reproduziu gravações de cantos de pássaros em trilhas de Boulder, no Colorado. Quem caminhou pelos percursos com o "coro fantasma" — que durou apenas 10 minutos — apresentou maior clareza mental e sensação de restauração cognitiva.
O que acontece no cérebro
Os pesquisadores explicam que o canto das aves atua como um sinal de segurança para o cérebro. Em contrapartida, o silêncio em um ambiente natural pode ser interpretado como indício de perigo, uma resposta evolutiva herdada de nossos ancestrais. Isso ajuda a entender por que os sons dos pássaros despertam calma e conforto.
Assista: em vídeo raro, cientistas registram acasalamento de três tubarões-leopardo em ilhas próximo à Austrália
Além disso, ouvir as aves incentiva a atenção plena ao presente, um tipo de foco chamado pelos cientistas de "fascinação suave" — um estado em que os sentidos são estimulados sem sobrecarga, o oposto da intensidade dos estímulos urbanos.
Embora o contato direto com a natureza traga os maiores benefícios, gravações de sons naturais também podem ajudar. Para Frantz, "aprender a reconhecer as aves e seus cantos fortalece nossa conexão com o mundo natural".
Ouvir atentamente o que vem do céu, conclui a pesquisadora, pode ser uma maneira simples e eficaz de cuidar da saúde mental.
Fonte original: abrir