 
        Índia apreende primatas ameaçados de extinção encontrados em bagagem despachada
A alfândega do Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji Maharaj, em Mumbai, na índia, apreendeu dois gibões-prateados — um deles já morto — de um passageiro que chegou de Bangkok, nesta quarta-feira (30). As autoridades informaram que a ação foi resultado de uma operação baseada em informações específicas sobre o transporte ilegal.
Entenda: Camelos substituem cavalos no Quênia em meio à pior seca em 40 anos
Durante a inspeção, os agentes encontraram os primatas, de dois e quatro meses de idade, escondidos em uma cesta dentro de uma mala de rodinhas. O passageiro foi detido e autuado sob a Lei Aduaneira e a Lei de Proteção da Vida Selvagem da Índia, segundo informou um oficial à imprensa local.
O gibão-prateado é uma espécie nativa da ilha de Java, na Indonésia, e está classificado como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Estima-se que restem menos de 2.500 indivíduos na natureza. De acordo com as autoridades indianas, a taxa de mortalidade de mamíferos durante o transporte aéreo é alta, e mesmo quando sobrevivem, dificilmente se adaptam fora de seu habitat natural.
Outro caso de tráfico no mesmo 
Na mesma data, em uma operação paralela, a alfândega de Mumbai prendeu outro passageiro que transportava 7,97 quilos de uma substância suspeita de ser maconha cultivada por meio de sistema hidropônico. O material, avaliado em 7,97 milhões de rúpias, estava escondido dentro da mala despachada. O suspeito também havia chegado de Bangkok.
Fonte original: abrir
 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                