Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Após megaoperação no RJ, agenda da segurança pública tira direita das cordas

31/10/2025 13:31 G1 - Política

Veja os vídeos que estão em alta no g1
A megaoperação no Rio de Janeiro na última terça-feira (28) deu o fôlego que a direita precisava para sair das cordas. Desde a foto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, grupo estava preocupado com a perda de espaço.
Ainda há muitas perguntas sem respostas no que diz respeito às investigações sobre a megaoperação, mas do ponto de vista político, a agenda da segurança pública veio à tona novamente e os governadores da direita veem nela o fôlego necessário para as próximas semanas.
📱Acesse o canal da Sadi no WhatsApp
Com ela, o campo capitaneado pelos possíveis presidenciáveis que incluem os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC) e Ratinho Jr (PR), quer abrir o debate e criar uma urgência em torno do tema da segurança pública.
Governador do Rio, Cláudio Castro, do PL, se reuniu com outros governadores
Jornal Nacional/ Reprodução
Eles sabem que é um tema importante para a sociedade e almejam focar na aprovação de medidas pelo Congresso Nacional para aproveitar o fato da esquerda parinar nesse assunto.
Tem uma sugestão de reportagem? Escreva para o g1
O caso no Rio de Janeiro acontece uma semana depois do presidente Lula ter falado sobre o tráfico de drogas, quando ele disse que os traficantes são vítimas dos usuários.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", disse durante um pronunciamento na Indonésia, durante viagem à Àsia.
Por conta da má repercussão gerada pela frase, o governo está atento e tem calibrado as declarações sobre a megaoperação desta semana.
O objetivo é surfar onde eles sabem que vão melhor, já que esse tem tudo para ser um dos temas mais importantes durante as eleições de 2026.
Pesquisa Quaest divulgada no início do mês mostra que a violência segue sendo a maior preocupação dos brasileiros: 30% dos entrevistados citam esse como o maior problema do país.

Fonte original: abrir