Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Operação prende dez lideranças do Comando Vermelho no Pará

31/10/2025 16:06 O Globo - Rio/Política RJ

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (Ficco/PA) deflagrou nesta sexta-feira uma operação contra o Comando Vermelho no estado. Até o momento, dez membros da facção foram detidos. Um deles foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
'Guerra que não tem fronteiras': PM do Ceará mata sete traficantes, e governador do Rio se manifesta
'Número desproporcional de ferimentos': brasileira é vítima de feminicídio na Itália
A operação acontece em oito cidades do Pará e em duas de Santa Catarina. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
No total, foram expedidos 33 mandados de prisão preventiva contra investigados. A maior parte deles já era considerada foragida da Justiça. Os investigadores afirmam que os suspeitos são os “idealizadores de missões”, aqueles responsáveis por planejar e coordenar ações violentas, como incêndios, roubos, homicídios e ataques contra servidores públicos.
A facção é descrita pela PF como "uma organização criminosa transnacional envolvida em tráfico de drogas, extorsões e atentados contra agentes de segurança pública".
As ações ocorrem nas cidades de Belém, Tomé-Açu, Paragominas, Tailândia, Santa Izabel do Pará, Salinópolis, Castanhal e Abaetetuba (PA), além de Brusque e Florianópolis (SC). A Ficco é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Estado do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/PA).

Fonte original: abrir