Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Gol anuncia plano de fechar capital no Brasil

13/10/2025 23:36 O Globo - Rio/Política RJ

A aérea Gol anunciou o plano de fechar o capital no Brasil, informou a empresa em fato relevante nesta segunda-feira. A empresa afirma que o objetivo da empresa é seguir em seu plano de reestruturação, simplificando a estrutura operacional e mirando a redução de custos.
A implementação da operação ainda depende de aprovações societárias e regulatórias. Um comitê independente formado apenas por conselheiros independentes foi criado para negociar os termos e a relação de troca da incorporação.
A proposta, deliberada pelo Conselho de Administração da empresa, deve ser levada à assembleia geral. Se aprovada, a empresa deixará o nível 2 da B3. a Azul será a única empresa a ter capital aberto no Brasil, já que a Latam tem seus papéis listados no mercado chileno.
Hoje, a Gol é controlada pela Abra, que também controla a empresa aérea colombiana Avianca. Após a recuperação judicial, a Abra elevou a participação na Gol de pouco mais de 50% para 80%.
"A Incorporação ocorre com o objetivo de reorganizar as operações da Companhia, buscar sinergias e reduzir seus custos", diz trecho do comunicado.
A operação prevê que a Gol Linhas Aéreas S.A. (sigla GLA), empresa de capital fechado, incorpore toda a operação da área. Em troca, cada atual acionista da Gol receberá uma ação ordinária da GLA, enquanto quem detiver uma ação preferencial terá, após o negócio, 35 novas ações da GLA.
A aérea informou, no fato relevante, que convocou para o dia 4 de novembro a AGE que definirá a incorporação. Os investidores vão ter a opção de sair da empresa ou continuar acionista do grupo, que será uma entidade privada sob controle da Abra.

Fonte original: abrir