Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Textor vê manobra para questionar sua autoridade na SAF do Botafogo e tenta anular efeitos de arbitragem

13/10/2025 23:44 O Globo - Rio/Política RJ

John Textor se inteirou da decisão da Justiça do Rio, proferida nesta segunda-feira, e afirmou a interlocutores que há uma manobra de advogados da Ares Management, credora da Eagle Football, para questionar sua autoridade na SAF do Botafogo, por meio de uma disputa que não existe no Conselho de Administração da holding neste momento.
Por conta disso, o empresário americano, representante majoritário das ações da companhia, vê como nulos os efeitos da determinação do juiz para que haja uma arbitragem em tribunal da Fundação Getúlio Vargas, pois na prática não haverá disputa dentro da Eagle. Representantes da empresa, por sua vez, veem Textor tentando evitar a arbitragem com medo de perder mais poder.
Como principal dono da empresa, Textor foi mantido no comando da SAF mesmo depois das saídas de Christopher Mallon e Mark Affolter, que renunciaram ao conselho da Eagle BIDCO. O acionista majoritário alega nos bastidores que foi ele quem pediu a anulação dos efeitos da Assembleia de 17 de julho no Botafogo, confirmada na Justiça, pois já havia chegado a um acordo com Mallon, contratado como interventor pela Eagle contra a gestão temerária do clube.
A decisão da Justiça questiona em parte essa autoridade de Textor e aponta para uma decisão arbitral que, segundo aliados do americano, não é o desejo dos representantes executivos da Eagle e nem dos membros da SAF e do clube social do Botafogo. Por outro lado, a anulação dos efeitos da Assembleia abriria brecha para ações não só da Eagle, como também da SAF e do clube social para uma tentativa de tirar Textor do controle.
No entorno de Textor também é entendido que Christopher Mallon concordou que o empresário deveria encerrar unilateralmente a disputa judicial. E que os advogados se opuseram a isso, enquanto o diretor independente estava de fora de ação por questões pessoais. Posteriormente, Mallon deixou o cargo. Em seguida, Mark Affolter também. Para seu lugar, Textor elegeu o nigeriano Hemen Tseayo. E alega ter o conselho a seu favor para futuras disputas.

Fonte original: abrir