Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Como é o Navio-Aeródromo Multipropósito da Marinha do Brasil, que faz treinamento no litoral do Nordeste

13/10/2025 20:37 O Globo - Rio/Política RJ

O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico da Marinha do Brasil, maior embarcação militar da América Latina, chegou ao Maranhão, pela primeira vez, neste sábado (11). A embarcação atracou no Porto de Itaqui, em São Luís, como parte da Operação "Atlas", um exercício conjunto coordenado pelo Ministério da Defesa, que testa a capacidade das Forças Armadas em território brasileiro enquanto realiza treinamentos no litoral do Nordeste. No final de setembro, o exemplar desembarcou 400 toneladas de material estratégico e 83 viaturas em Belém, no Pará.
Vídeo: artefatos do navio 'irmão do Titanic' são recuperados após mais de um século submersos na Grécia
Leia também: arqueólogos descobrem navio romano de 2 mil anos surpreendentemente preservado na Croácia
No ano passado, além de levar auxílio à população do Rio Grande do Sul afetada pelas enchentes de abril e maio, a Marinha também mobilizou seu maior navio para ajudar nos esforços de resgate às vítimas da tragédia causada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo.
NAM Atlântico: maior navio de guerra da América Latina
Medindo cerca de 203 metros de comprimento, à época, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico ficou em São Sebastião. Um hospital de campanha com 200 leitos foi montado dentro da estrutura do navio para atender as vítimas das chuvas, que deixaram ao menos 65 pessoas mortas em São Sebastião.
Versátil, o NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018. Desde então, é tido como o principal navio da frota nacional.
'Frota fantasma?': França abre investigação sobre navio petroleiro suspeito de ligação com voo de drones na Dinamarca
Veja detalhes da embarcação:
Comprimento total: 203,43 m
Deslocamento carregado: 21.578 t
Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós (33,3 km/h)
Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;
Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais
Total de aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.
Uma das primeiras missões do HMS Ocean foi prestar ajuda humanitária para cidadãos da Nicarágua e Honduras vítimas do furacão Mitch, já em 1998. No ano seguinte, o navio britânico participou de intervenções militares em Serra Leoa. O HMS Ocean participou de outros conflitos militares, como quando em 2003 foi empregado na Guerra do Iraque.
Também foi enviado para a região a Embarcação de Desembarque de Carga Geral Guarapari, que atuará em apoio aos desabrigados. O navio é dotado de uma rampa capaz de atracar em praias para resgatar as vítimas em áreas isoladas, segundo a Marinha.

Fonte original: abrir