Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Bruno Henrique, do Flamengo, é multado por gestos obscenos e poderá atuar na semifinal da Libertadores

13/10/2025 23:34 O Globo - Rio/Política RJ

Bruno Henrique poderá pela atuar pelo Flamengo nos jogos contra o Racing, pela semifinal da Libertadores. O atacante havia virado alvo de processo disciplinar na Conmebol por ter feito gestos obscenos para a torcida do Estudiantes, após a classificação na fase anterior. O resultado saiu hoje, com o jogador sendo "apenas" advertido e multado no valor de 25 mil dólares (cerca de R$ 136 mil).
O rubro-negro irá recorrer da decisão. Esta multa incide sobre os ganhos de direito de televisão e patrocínio do clube ao fim da competição.
Na última sexta-feira, o camisa 27 marcou presença de maneira virtual na audiência relacionada ao caso, para dar explicações. Ele pediu desculpas pelo ocorrido, e reforçou o "clima hostil" que a delegação encarou desde a chegada à Argentina até o final da disputa de pênaltis, quando a torcida adversária arremessou objetos na direção dos rubro-negros.
A presença de Bruno Henrique nesta audiência foi solicitada pela própria defesa do Flamengo, que queria esclarecer à Unidade Disciplinar sobre o contexto dos gestos.
Bruno Henrique virou alvo de processo disciplinar da Conmebol por conta de gestos obscenos
Reprodução
Bruno foi enquadrado nos artigos 11.2b ("comportar-se de maneira ofensiva, insultante ou manifestações difamatórias") e 11.2c ("violar as pautas mínimas do que se considera um comportamento aceitável no âmbito esportivo") do Código Disciplinar da entidade, que poderiam ter resultado em suspensão.
O jogador havia dado uma versão informal do episódio ao comentar em uma página do Instagram, dizendo que foi uma resposta aos objetos atirados pela torcida argentina por conta da eliminação. Ele ainda afirmou ter sido atingido por um isqueiro:
"Sou sempre o ruim da história, né? Incrível", respondeu em uma publicação do "Fla da Depressão": "Só mostram a minha parte, mas a parte de nós jogadores sendo atingidos por objetos, latas e outras coisas, não mostraram. Inclusive, só tive essa reação por ter recebido um isqueiro no rosto".
Bruno Henrique, como se sabe, vem enfrentando, no Brasil, um processo relativo a outro assunto, a acusação de beneficiar apostadores em cartão amarelo. O jogador chegou a receber 12 jogos de punição do STJD, mas o Flamengo obteve um efeito suspensivo até o julgamento final do caso. A data da audiência no Pleno ainda não foi definida. A suspensão, no entanto, não valeria para a Libertadores, uma competição Conmebol.

Fonte original: abrir