Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Arqueólogos descobrem hipódromo romano de 2000 anos abaixo de aterro sanitário na Turquia

03/11/2025 07:01 O Globo - Rio/Política RJ

Arqueólogos turcos descobriram os restos de um hipódromo romano na cidade de Kayseri — a antiga Cesareia, capital da Capadócia e um importante centro comercial do Oriente Médio. O hipódromo foi fundado durante o reinado do imperador Tibério (14 d.C.–37 d.C.). Segundo as autoridades municipais, ele permaneceu escondido sob um aterro sanitário até agora. Durante a expansão do Império Romano, os povos conquistados foram submetidos à cultura da Roma Antiga, de acordo com os ideais de seus governantes.
Após 40 anos de mistério: Coreia do Norte revela interior do 'Hotel da Perdição', prédio que nunca recebeu hóspedes; imagens
Leia também: Egito inaugura grande museu com relíquias faraônicas após duas décadas de obras e investimento de R$ 5,3 bilhões
Isso levou à construção de magníficos monumentos para atrair e encantar essas sociedades subjugadas no leste e sul da Europa. Hoje, muitos desses monumentos permanecem enterrados e dependem do trabalho de arqueólogos para sua descoberta. Foi isso que especialistas da Prefeitura Metropolitana de Kayseri tentaram fazer.
Segundo o portal de notícias online Turkey Today, eles analisaram mapas do século XIX em uma campanha para descobrir vestígios ou sítios arqueológicos que passaram despercebidos devido ao avanço da civilização. Para isso, os pesquisadores consideraram os registros de viajantes e historiadores como Gregorios Bernardakis, Levides, Arshak Alboyaciyan, Vital Kunet e Friedrich Hild.
Hipódromo romano do século I d.C.é encontrado sob um aterro sanitário na Turquia
Prefeitura de Kayseri
Em uma delas, encontraram um desenho de uma estrutura circular com a palavra "Circo" escrita acima. Imediatamente entenderam que se tratava de um antigo centro de entretenimento para os habitantes de Cesareia. Comparando-o com imagens atuais, determinaram sua possível localização.
Fotografias aéreas históricas da Direção-Geral de Cartografia indicam que, entre 1950 e 1980, este terreno foi utilizado como aterro sanitário municipal, com milhares de quilos de entulho — aproximadamente 20 metros de aterro — sendo ali despejados. É por isso que permaneceu oculto durante tanto tempo.
Especialistas identificaram este hipódromo — conhecido como circo em latim — como um recinto em forma de U onde cavalos e bigas competiam diante de grandes multidões. O circuito descoberto tem 450 metros de comprimento e é considerado uma das maiores estruturas da Capadócia daquele período.
Especialistas identificaram este hipódromo — conhecido como circo em latim — como um recinto em forma de U onde cavalos e bigas competiam diante de grandes multidões
Prefeitura de Kayseri
A origem de Kayseri
Durante o período helenístico, a cidade era chamada de Mazaka. Por volta de meados do século III a.C., passou para o domínio da dinastia Ariarates e foi renomeada Eusébia do Reino da Capadócia. Mais tarde, os romanos a incorporaram ao seu controle durante o período de expansão imperial. Tibério então a renomeou Cesareia em homenagem a César, refletindo sua posição elevada em comparação com outros centros urbanos.
Durante esse período, tornou-se um local fundamental na província da Capadócia e em todo o mundo romano. Além disso, era considerado influente na cultura e na administração pública. O hipódromo era o lugar perfeito para a elite se reunir, não apenas para assistir às corridas de cavalos, mas também para testemunhar grandes eventos imperiais.

Fonte original: abrir