Lula assina decreto de GLO para Forças Armadas atuarem na segurança no Pará durante a COP30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta segunda-feira, decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para os municípios de Belém, Altamira e Tucuruí, no Pará, entre os dias 2 e 23 de novembro, a pedido do governador do Estado, Helder Barbalho (MDB).
Na semana passada, Barbalho havia solicitado a decretação de GLO em razão da realização da Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima (COP30) e a Reunião da Cúpula de Líderes, ambas em Belém. Os eventos incluem mais de 140 delegações estrangeiras e vão receber mais de 50 chefes de Estado ou de governo.
De acordo com o Planalto, o decreto segue o mesmo procedimento adotado em outras operações de GLO, como as realizadas durante a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS, que foram realizadas no Rio de Janeiro. O texto do decreto foi publicado nesta segunda no Diário Oficial da União.
Altamira e Tucuruí foram inclusos na GLO para a proteção de infraestruturas críticas desses municípios, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso. "O propósito é assegurar a integridade de instalações e serviços estratégicos durante o período dos eventos", diz o Planalto em nota.
"As Forças Armadas vão atuar em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais, com o objetivo de garantir a segurança das delegações, chefes de Estado, autoridades estrangeiras e representantes da sociedade civil, além de preservar a ordem pública e a normalidade das atividades locais", prossegue o documento.
Fonte original: abrir