Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Quem são os músicos do interior do Rio que levaram choro e samba à recepção do príncipe William no Pão de Açúcar

03/11/2025 21:35 O Globo - Rio/Política RJ

O som que embalou a visita do príncipe William, do País de Gales, ao Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira, veio das cordas e percussões do Trio Julio — um grupo formado pelos irmãos Maycon Julio, Magno Julio e Marlon Julio. Responsáveis pela trilha sonora da rápida passagem do herdeiro da coroa britânica no cartão-postal, os músicos apresentaram clássicos da música brasileira como A Voz do Morro, de Zé Kéti, Samba de uma Nota Só, de Tom Jobim e Newton Mendonça, e Brasileiro, de Waldiz Azevedo.
Turistas são surpreendidos com fechamento do tour do Maracanã com visita do príncipe William ao estádio
Príncipe William no Rio: Cacique Cobra Coral está na cidade para garantir tempo firme durante visita
O convite partiu da Prefeitura do Rio, e pegou os artistas de surpresa. No entanto, ficaram muito animados com a oportunidade.
— Quando recebemos o convite, nos disseram que foi o próprio prefeito que pediu nossa presença. Ficamos lisonjeados e tensos. Já tocamos para muita gente, mas para a realeza foi a primeira vez — contou Magno Julio.
Trio Julio encanta o príncipe William com chorinho e samba 
A apresentação de hoje foi resultado de 28 anos de estrada. Naturais de Cordeiro, no interior do estado, os irmãos começaram a tocar ainda crianças, com incentivo dos pais e familiares. Contam que a paixão pela música surgiu dentro de casa, com os parentes ouvindo muito samba e MPB. E foi ouvindo nomes como Dona Ivone Lara e Elis Regina que eles foram motivados a começaram a estudar música.
De Cordeiro para o mundo
Ainda na infância, começaram a estudar na Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, na cidade natal. Alguns anos depois, quando tinham 13 e 15 anos — Maycon e Marlon são gêmeos — receberam a oportunidade de estudar na Escola Portátil de Música (EPM), no Centro do Rio. Oportunidade que não deixaram escapar, mesmo com a distância. As aulas aconteciam todos os sábados, assim, durante oito anos encaravam 4h30 de estrada até a capital e o mesmo tempo de volta. Segundo eles, a viagem só era possível, porque na época, a Prefeitura de Cordeiro ajudava na logística.
Os irmão do Trio Julio
Acervo Pessoal
Da dedicação e do antigo grupo formado com mais dois primos, surgiu a ideia de uma nova formação — apenas com os irmãos. Batizaram a nova trupe de Tio Julio, em homenagem aos parentes que sempre incentivaram os três — Julio é o nome da família.
Com visita do príncipe William e eventos que antecedem a COP 30, veja como fica o trânsito no Rio
Desde então, o grupo soma apresentações, se mudou para capital fluminense há mais de 10 anos e já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Paulinho da Vila, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e outros. Por isso, além do choro, o repertório também passeia por ritmos como samba, frevo, baião e MPB.
Atualmente, com 36 e 38 anos, além dos palcos eles dividem o tempo com as aulas que ministram na antiga EPM, escola que amadureceu os artistas musicalmente. Inspirados por mestres como Maurício Carrilho, João do Bandolim e Carlinhos Sete Cordas, seguem firmes no propósito de preservar e difundir a música brasileira.
Visita de príncipe William em Copacabana tem até viatura na areia da praia
— Tocamos em diversos lugares e para públicos variados. Já nos apresentamos em outros eventos oficiais até, inclusive com a participação do prefeito Eduardo Paes e do presidente Lula. É bacana ver o trabalho ser lembrado e celebrado — revelou Magno.
E na manhã desta segunda-feira, com o Rio de Janeiro sob os pés, os acordes e harmonia do Trio Julio mostraram que o choro continua vivo e sendo um dos mais autênticos gêneros brasileiros — e, por alguns minutos, ecoou até para a realeza.
Initial plugin text

Fonte original: abrir