Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Coreia do Sul triplica gastos com IA no orçamento de 2026

04/11/2025 03:03 O Globo - Rio/Política RJ

A Coreia do Sul triplicará seus investimentos em desenvolvimento de infraestrutura e na promoção da inteligência artificial, anunciou o presidente Lee Jae Myung nesta terça-feira, em seu discurso anual sobre o orçamento ao Parlamento.
Veja também: Emirados Árabes querem trocar petróleo por IA e se tornarem o 'Vale do Silício' do Oriente Médio
Lee indicou que 10,1 trilhões de won (US$ 7 bilhões) serão destinados a "uma grande transformação visando colocar a Coreia do Sul entre as três principais potências em IA", ao lado dos Estados Unidos e da China.
"Expandiremos significativamente os investimentos para inaugurar a 'era da IA'", afirmou Lee, observando que o valor é o triplo do orçamento para IA deste ano.
O orçamento totaliza 728 trilhões de won, um aumento de 8,1% em relação ao ano passado. A aprovação do orçamento requer apoio parlamentar, aonde o partido de Lee detém a maioria.
A Coreia do Sul abriga duas das maiores fabricantes de semicondutores do mundo: a Samsung Electronics e a SK hynix. Ambas as gigantes da tecnologia produzem chips essenciais para produtos de IA e para os data centers que esse setor exige.
Lee afirmou que 2,6 trilhões de won do orçamento de IA para 2026 "serão investidos na integração da IA ​​à indústria, ao cotidiano e ao setor público, enquanto 7,5 trilhões de won serão destinados ao desenvolvimento de talentos e à construção de infraestrutura".
Jensen Huang, CEO da gigante americana de chips Nvidia, anunciou, na semana passada, planos para fornecer à Coreia do Sul 260 mil dos semicondutores mais avançados da empresa.

Fonte original: abrir