Barcelona, Blink-182, Bob Esponja: conheça senhas mais usadas e veja dicas para aumentar segurança
Apesar dos constantes alertas de especialistas, muitas pessoas ainda utilizam senhas extremamente fáceis de adivinhar. Um estudo da empresa Peec AI analisou 100 milhões de senhas obtidas em vazamentos de dados nos últimos seis anos para identificar os termos, combinações e valores mais comuns. Sem surpresas, “123456” aparece como a sequência numérica mais utilizada, presente em 6.621.933 senhas. A palavra “password” ("senha", em inglês) também se mantém popular, figurando 946.935 vezes.
Saiba como se proteger: vazamento de senhas expõe 180 milhões de senhas e e-mails, inclusive do Gmail
Sua senha é fácil de adivinhar? Empresa lista as 5 que hackers mais exploram
“Considerando o grande volume de senhas vazadas anualmente e o aumento de golpes e tentativas de phishing, utilizar combinações óbvias como ‘123456’, usada impressionantes 6,6 milhões de vezes, coloca você e suas informações pessoais em alto risco”, alertou Malte Landwehr, diretor de marketing da Peec AI.
Ele destacou que quase todas as atividades online – de bancos e compras a redes sociais – exigem senhas, mesmo quando se usa o reconhecimento facial ou biométrico no celular.
“À medida que os cibercriminosos continuam atacando usuários, a segurança das senhas nunca foi tão importante. Os invasores costumam utilizar dicionários e listas de senhas comuns em suas tentativas, por isso é fundamental tornar a sua difícil de adivinhar.”
No estudo, os pesquisadores analisaram 10 milhões de senhas de vazamentos globais desde 2019 e organizaram os dados em categorias como nomes, valores, anos, times de futebol, esportes e figuras famosas. Na categoria nomes, Michael foi o mais frequente, aparecendo 107.678 vezes, seguido de Daniel (99.399), Ashley (91.977), Jessica (86.410) e Charlie (82.348).
Entre os valores numéricos, “123456” liderou, enquanto “123456789” apareceu em mais de dois milhões de senhas. Outras combinações comuns incluíram “123123” (666.404), “1234567” (730.840) e “111111” (968.155).
No futebol, Liverpool, Chelsea, Barcelona, Arsenal e Juventus foram os clubes mais usados, enquanto, entre os esportes, futebol americano, beisebol e futebol ficaram no topo. Já nas figuras famosas, Blink-182 (84.545 senhas), 50 Cent (55.897), Eminem (43.344) e Justin Bieber (34.296) continuam populares. Entre personagens fictícios, Superman (86.937), Batman, Wall–e, Hello Kitty e Bob Esponja foram os mais escolhidos.
Blink-182: nome da banda foi usado como senha 84.545 vezes, segundo estudo feito com base em vazamentos de dados
Reprodução
Landwehr recomenda que usuários que ainda utilizam essas palavras ou números alterem suas senhas imediatamente.
“Procure criar senhas com pelo menos 12 caracteres, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais, como ., !, @, #, $, %. Misture letras, números e símbolos de forma imprevisível, evitando sequências óbvias como ‘12345’ ou ‘qwerty’ [ordem das primeiras letras no teclado]. Hackers podem adivinhar informações pessoais, como nomes, datas de nascimento, familiares, animais de estimação ou hobbies disponíveis publicamente, então o ideal é criar senhas que não se relacionem com você.”
O especialista também reforça a importância de usar senhas diferentes para cada serviço. “Se um hacker descobrir sua senha em uma plataforma, provavelmente tentará utilizá-la em todas as suas contas ativas.”
Você ainda usa a mesma senha em tudo? Veja como se proteger antes que seja tarde
Fim das senhas digitais? Entenda riscos e quais métodos podem substituí-las
Além disso, gestores de senhas podem auxiliar a organizar combinações longas e complexas, enquanto a autenticação de múltiplos fatores (MFA) adiciona uma camada extra de proteção.
“Mesmo que alguém tenha sua senha, não conseguirá acessar sua conta sem essa segunda verificação, especialmente importante para e-mails, contas bancárias e redes sociais”, acrescentou Landwehr.
De acordo com a empresa de segurança Norton, “quanto mais curta e simples a senha, mais fácil será para um programa adivinhar a combinação correta de caracteres" e "quanto mais longa e complexa, menos provável que o atacante use força bruta, optando pelo método de dicionário, que testa palavras comuns previamente cadastradas”.
Dicas para criar uma senha segura
Faça:
Use combinação de números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas
Garanta que tenha pelo menos oito caracteres
Utilize frases abreviadas
Altere regularmente suas senhas
Saia de sites e dispositivos ao finalizar
Não faça:
Escolha senhas comuns, como “123456”, “password”, “qwerty” ou “111111”
Use palavras isoladas, facilmente descobertas por dicionários de senhas
Baseie-se em nomes de familiares, animais de estimação, datas de nascimento, telefone ou endereço
Anote, compartilhe ou permita que outros usem suas credenciais
Responda “sim” quando perguntado se deseja salvar a senha no navegador
Fonte original: abrir