Trump ameaça cortar verbas de Nova York se 'comunista' Mamdani vencer eleição para prefeito e declara apoio a Cuomo
Na véspera da eleição para prefeito de Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar o envio de verbas federais à cidade caso o candidato democrata Zohran Mamdani saia vitorioso, chamando-o de “comunista” e declarando apoio ao ex-governador Andrew Cuomo em uma publicação nas redes sociais na segunda-feira. Trata-se da intervenção mais direta de Trump na corrida eleitoral até o momento. Cuomo, que concorre como independente após perder a primária democrata para Mamdani, tem buscado o apoio de eleitores moderados e de direita.
Contexto: Eleições regionais nos EUA viram bússola anti-Trump
Em meio a menor aprovação de Trump: democratas estão mais motivados para eleições de meio de mandato nos EUA
“Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito da cidade de Nova York, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais, além do mínimo exigido, para minha amada primeira casa”, publicou Trump em sua plataforma Truth Social. “Não quero, como presidente, desperdiçar dinheiro.”
O republicano reiterou a ameaça que fez no último domingo em entrevista ao programa 60 Minutes, da emissora americana CBS, afirmando que seria “difícil destinar muito dinheiro” a Nova York sob a gestão de Mamdani.
Initial plugin text
— Se você tem um comunista governando Nova York, tudo o que está fazendo é desperdiçar o dinheiro que está enviando para lá — afirmou.
Trump também usou a publicação para pedir votos em Cuomo, a quem chamou de “democrata com histórico de sucesso”. “Prefiro muito mais ver um democrata vencer do que um comunista sem experiência e com um histórico de fracasso total e completo”, escreveu.
Cuomo, que já foi aliado dos democratas, respondeu ao presidente em entrevista à rádio 77WABC que "tudo dependerá dos republicanos, que devem ouvir o presidente". Mais tarde, o ex-governador reforçou a posição à Fox News.
— Precisamos de um prefeito que possa enfrentar Donald Trump. Trump vai passar por cima de Mamdani como uma faca quente na manteiga — disse Cuomo, que é um crítico de longa data de Trump, acrescentando que "[o presidente] não está me apoiando, mas se opondo a Mamdani".
Também na segunda-feira, em um evento de campanha em Astoria, no Queens, Mamdani reagiu à ameaça e ao apoio de Trump a Cuomo.
Salão de baile, jardim pavimentado e muito ouro: Veja as cinco grandes mudanças que Trump está fazendo na Casa Branca
— Nestes últimos dias, o que era rumor, o que era temido, tornou-se nu e sem pudor. A adesão do movimento MAGA a Andrew Cuomo reflete a compreensão de Trump de que este seria o melhor prefeito para ele e não o melhor para Nova York — afirmou.
O presidente não deixou o candidato republicano Curtis Sliwa de fora de suas críticas. Na publicação no Truth Social, disse que "um voto em Curtis Sliwa (que fica muito melhor sem a boina!) é um voto em Mamdani".
Segundo o jornal britânico Guardian, pesquisas recentes mostram Mamdani, deputado estadual de 34 anos e que se autodeclara um socialista democrático, com vantagem de cerca de 10 pontos sobre Cuomo. Sliwa está atrás. Se Mamdani for eleito, ele se tornará o primeiro prefeito muçulmano da História da cidade e o mais jovem em mais de um século.
(Com The New York Times)
Fonte original: abrir