Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Prefeito de Londres, Sadiq Khan classifica Trump como um dos principais 'destruidores do clima'

03/11/2025 14:05 O Globo - Rio/Política RJ

O prefeito de Londres, Sadiq Aman Khan, criticou a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse que ele está entre os principais “destruidores do clima” atualmente. A declaração foi dada durante a mesa de abertura do Fórum de Líderes Locais do C40 Cities, grupo que reúne representantes de grandes metrópoles para a discussão de iniciativas verdes para as cidades. O evento faz parte uma agenda de encontros pré-COP30, que antecede a cúpula principal, sediada em Belém na semana que vem.
— Hoje enfrentamos uma luta existencial entre defensores e destruidores do clima, que vamos ser claros, tem como um dos seus principais representantes o presidente dos Estados Unidos. Alguns deles, apenas há algumas semanas atrás, durante a Assembleia Geral da ONU, disseram que a crise climática é uma farsa. Eles priorizam o uso de combustíveis fósseis do passado, destruindo nossas cidades e lares com altas temperaturas, mais poluição e mais desastres provocados pelas mudanças climáticas.
Há dois meses, Trump também criticou Khan durante sua fala na ONU, referindo-se a ele como “um prefeito terrível” que teria “mudado completamente Londres”. Em resposta, Khan afirmou que Trump seria “racista, sexista e misógino”. Os dois também continuaram a trocar farpas após o americano pedir para que o adversário fosse excluído do banquete de Estado no Castelo de Windsor durante sua visita ao Reino Unido.
Paes pede 'arquitetura global de financiamento climático'
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), cobrou pelo financiamento de iniciativas contra a mudança climática no Sul Global durante o Fórum de Líderes Locais do C40 Cities.
— Já é passada a hora de fortalecermos a arquitetura global de financiamento climático e direcionarmos os recursos de forma justa eficiente, principalmente para as cidades do chamado sul global, historicamente pretendidos — disse. — A gente está pronto para ajudar os governos nacionais e ir a Belém, trabalhando lado a lado, como um mutirão, para transformar promessas em progressos, desafios em soluções e construir um futuro de sustentabilidade e desenvolvimento para todos.
O Fórum de Líderes Locais da COP30 reune mais de 300 lideranças climáticas internacionais, entre prefeitos, governadores e autoridades locais. Organizado pela presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, conta com a participação de Ana Toni, CEO da COP30, e de Michael Bloomberg, enviado especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas.
O fórum acontece de 3 a 5 de novembro, no Complexo MAM e Vivo Rio, com público estimado entre 2.000 e 2.500 pessoas por dia. O encontro discutirá financiamento, resiliência e adaptação, e resultará em um documento das cidades a ser encaminhado à COP30.

Fonte original: abrir