
SP Gastronomia celebra sabores vegetarianos e recebe Falamansa
O SP Gastronomia mostrou, neste sábado, que é possível encontrar pratos incríveis sem precisar de carne. No Parque Villa-Lobos, em São Paulo, o público encontrou um cardápio variado, com opções veganas e vegetarianas. Entre aulas e os shows de Liv Moraes e Falamansa, os visitantes experimentaram pratos cheios de cor, textura e sabor, provando que a gastronomia vegetal pode conquistar qualquer paladar. Os ingressos para o domingo seguem à venda no site da Ticketmaster (https://www.ticketmaster.com.br/event/sp-gastronomia-2025), com valores a partir de R$ 77 (inteira) e R$ 38,50 (meia-entrada).
Docinho para fechar o dia: sobremesas ganham protagonismo no retorno do SP Gastronomia
Bom e Barato: os melhores restaurantes na categoria pelo SP Gastronomia 2025
No Capim Santo, a moqueca de banana-da-terra, palmito pupunha e castanha de caju, acompanhada de farofa de dendê, foi uma das mais procuradas. A chef Gabriela Medeiros diz que a versão sem proteína animal tem agradado até quem não é vegetariano:
— Quando a gente fala de algo vegetariano, as pessoas sempre esperam uma comida sem graça, e esse não é o caso da nossa moqueca, que traz muito sabor e brasilidade. É um prato muito quentinho, ótimo para esse fim de semana chuvoso, e mais do que as pessoas esperam.
Moqueca vegana do Capim Santo
Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo
Já o Quincho serviu a tortilla de milho recheada com chilli vegetariano de feijão vermelho e sour cream (que também tem versão vegana). O Escandinavo apostou no Bygotto, um risoto nórdico feito de cevadinha e cogumelos, acompanhado de picles de cebola roxa e pepino com dill, combinação cremosa e reconfortante.
Prêmio SP Gastronomia: as melhores pizzarias de São Paulo de 2025
Na Tasca da Esquina, o Arroz de Tomates à moda portuguesa valorizou o frescor dos tomates, com cogumelos, em um prato simples e vibrante. E, para quem buscava sabores do Oriente, o Make Hommus. Not War apresentou o hommus tradicional servido com berinjela na brasa e molho Fesenjun, receita iraniana à base de nozes e melaço de romã.
— Esse prato até surpreendeu e está vendendo super bem. É um prato com grande complexidade de sabor, que agrada tanto quem gosta de carne e quem não gosta de carne — diz o chef Fred Caffarena.
Chef Fred Caffarena, do Make Hommus. Not war
Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo
Mesmo quem não abre mão de opções mais tradicionais teve o que provar: o Mocotó levou seus dadinhos de tapioca com molho agridoce e A Casa do Porco, pedacinhos de queijo coalho empanado com goiabada picante.
No domingo, último dia do evento, os visitantes poderão acompanhar aulas e painéis sobre os mais diversos temas. Às 15h, Gabriel Sales se apresenta no palco, e, para encerrar a programação, às 19h, o SP Gastronomia recebe Israel e Rodolffo.
O Ministério da Cultura e a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o SP Gastronomia. O evento conta com o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo como anfitriões; Patrocínio Master da Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; Patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; Apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria, Cielo, SulAmérica e Rede D'Or; Apoio institucional Metrô SP, Detran-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Visite SP, Abear; Participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; Produção RKF e Lanikai; Assessoria de Imprensa InPress, Parceria de Mídia Eletromídia e Parceria de Sustentabilidade Planton. O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como Hotel Oficial e o Parque Villa-Lobos como Local Oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Fonte original: abrir