Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Andreas Pereira reencontra Flamengo pelo Palmeiras após falha histórica e juras de amor não correspondidas

19/10/2025 05:00 O Globo - Rio/Política RJ

Andreas Pereira será um dos principais personagens do jogo entre Flamengo e Palmeiras, líderes do Brasileirão, no Maracanã, às 16h deste domingo. Contratado pelo alviverde na última janela de transferências, o volante se incorporou rapidamente à equipe de Abel Ferreira e ganhou um lugar entre os titulares. Porém, se tenta construir um novo futuro no futebol brasileiro, tem seu passado diretamente atravessado por um erro histórico em um confronto entre os dois rivais nacionais.
Leia mais: Soluções ofensivas de Flamengo e Palmeiras serão colocadas à prova em 'final antecipada' do Brasileirão
'VARgonha', 'A CBF é verde': torcedores do Flamengo fazem protesto na sede da confederação, no Rio
Na final da Libertadores de 2021, quando atuava pelo rubro-negro, protagonizou falha primordial que custou o título na prorrogação. Quando o jogo estava 1 a 1, o belga naturalizado brasileiro escorregou ao tentar dominar uma bola perto da área. Deyverson roubou e fez o gol do tricampeonato de seu atual clube.
Esta será a primeira vez que o "vilão" reencontrará o Flamengo e sua torcida desde que voltou ao país, o que gera expectativa pela recepção no estádio. Até hoje, as opiniões são divididas entre aqueles que o taxam como vilão e consideram aquele o maior erro da história do clube, e outros que defendiam a permanência do jogador, ou até um retorno.
Andreas Pereira perde a bola e deixa Deyverson livre para marcar o gol do título do Palmeiras em 2021
Pablo Porciuncula/AFP
Formado na base do Manchester United, o jogador de 29 anos chegou do clube inglês em meados de 2021, em empréstimo válido por um ano. Seu primeiro semestre foi até positivo em números, com cinco gols e uma assistências em 24 jogos. Uma das bolas na rede, na vitória contra o Juventude, em outubro, quebrou um jejum de gols de falta que já durava três anos no Flamengo.
Porém, sua continuidade se tornou insustentável a partir do erro na final da Libertadores, por mais que fosse um jogador comprovadamente qualificado e que até seria convocado pela seleção brasileira. Nos primeiros seis meses de 2022, marcou três gols e deu duas assistências em 29 jogos, sendo sempre acompanhado por desconfiança por parte da arquibancada e até da então diretoria.
Havia um acordo para o Flamengo pagar 10 milhões de euros ao United (cerca de R$ 64 milhões à época) e contratá-lo em definitivo, e o próprio jogador fez força para permanecer, mas o fim da passagem se deu em junho, no encerramento do contrato de empréstimo.
"Vou voltar"
Ele se despediu com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Tolima, no jogo de ida das oitavas de final daquela Libertadores, que o Flamengo conquistou. Mesmo criticado, fez juras de amor:
— Foi uma honra vestir o manto, não sei o que vai acontecer. Esse grupo é fantástico, o Flamengo é o maior clube do Brasil, da América do Sul. A relação entre eu e Flamengo sempre foi muito boa. Esse ano foi incrível, apesar de não ter ganhado os títulos. Se não der certo, vou sair com a cabeça erguida. Eu amo o Flamengo, sou Flamengo e certamente não é uma despedida. Eu vou voltar, tenho certeza — disse Andreas à época.
Andreas Pereira comemora o gol que abriu o placar contra o Tolima, pela Libertadores
Daniel MUNOZ / AFP
Os acenos positivos ao Flamengo continuaram nos últimos anos, quando Andreas Pereira defendeu o Fulham, mas até se declarava torcedor rubro-negro. O clube de Londres pagou os exatos 10 milhões de euros ao United em julho de 2022, e viu o jogador amadurecer e crescer de produção, além de ser convocado novamente pela seleção.
— Nunca vou esquecer o que aconteceu. Mas não é uma coisa que me atrapalha mais. No início, você duvida de si próprio: “Poderia ter feito isso, poderia ter feito aquilo”. Mas não penso mais assim. Isso me deixou mais forte mentalmente, evoluí como jogador. O Flamengo e minha família me ajudaram a superar esse momento. Recentemente, eu estava fazendo live jogando vídeo game, e os palmeirenses entram falando um monte de coisa. Eu nem ligo. Torcedor é assim: vai falar, e eu não vou ficar abalado, sem dormir. Tenho certeza de que minha história com o Flamengo não acabou. Um dia, ainda vou voltar para escrever outras histórias — disse o jogador em entrevista ao Toca e Passa, do GLOBO, em maio deste ano.
'Acho que me receberiam de braços abertos': Andreas Pereira explica por que não fechou com Palmeiras e fala de volta ao Flamengo
— Sempre deixei claro que, se voltar ao Brasil, a primeira opção é o Flamengo, onde me senti à vontade. Tenho grandes amigos lá, joguei com Arrascaeta, com Gerson na seleção... Sei também que encaixaria no time do Filipe Luís, que é um grande amigo. A gente conversa muito. Mas é uma coisa que está em aberto. Tenho contrato de dois anos com o Fulham, clube que abriu as portas para mim e respeito. Mas virei torcedor do Flamengo, e essa conexão com o Flamengo vai ser sempre especial — completou.
Neste período, existiram rumores de que o Flamengo poderia contratá-lo, o que era acompanhado por debate entre os torcedo

Fonte original: abrir