Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Rio será palco de eventos que antecedem a COP30 em Belém; veja a programação

28/10/2025 12:33 O Globo - Rio/Política RJ

O Rio de Janeiro será palco de uma intensa agenda internacional, com pelo menos 53 eventos voltados à crise climática na semana que antecede a COP30, sediada em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025. A cidade receberá centenas de autoridades, lideranças e organizações ambientais do mundo todo com fóruns, premiações, encontros científicos e ações da sociedade civil. Entre os convidados, a maior espera é a da chegada do príncipe William, que trará o prêmio Earthshot Prize, realizado pela primeira vez na América Latina.
— É um evento que vai ter muita gente importante na cidade nesses dias, meu pedido aos cariocas: comportem-se, mantenham a civilidade, vamos fazer do príncipe inglês com que ele se torne também apaixonado pela cidade— destacou Eduardo Paes.
Entre os principais eventos estão:
Breathe Cities – Avenida Chile
Fórum de Líderes Locais – Complexo MAM/Vivo Rio
Solário Carioca – Santa Cruz
Earthshot Week – Armazém 3
The Earthshot Prize – Museu do Amanhã
Diálogos Locais (SMAC) – Praça Tiradentes
X, The Moonshot Factory – Maravalley
Fórum de Líderes Locais da COP30
O Fórum de Líderes Locais da COP30 é o principal evento da programação e reunirá mais de 300 lideranças climáticas internacionais, entre prefeitos, governadores e autoridades locais. Organizado pela presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, contará com a participação de Ana Toni, CEO da COP30, e de Michael Bloomberg, enviado especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas.
O fórum acontece de 3 a 5 de novembro, no Complexo MAM e Vivo Rio, com público estimado entre 2.000 e 2.500 pessoas por dia. O encontro discutirá financiamento, resiliência e adaptação, e resultará em um documento das cidades a ser encaminhado à COP30.
Vivo Rio
Divulgação
— Esse evento acontece a cada três anos. É muito importante. Esse ano pela primeira vez vai englobar muitos mais prefeitos — disse Ilan Cuperstein, coordenador de relações internacionais da prefeitura do Rio.
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40
Integrando o fórum, a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 reunirá gestores de mais de 200 cidades do mundo, além de líderes empresariais, filantropos e representantes da sociedade civil. O evento ocorre nos dias 3 e 4 de novembro, também no MAM e Vivo Rio. O objetivo é mostrar como as cidades estão implementando ações climáticas inclusivas e ambiciosas.
A edição carioca marca o 20º aniversário da rede C40, e terá como anfitriões o prefeito de Londres e copresidente da rede, Sadiq Khan, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
The Earthshot Prize: o “Oscar da Sustentabilidade”
Criado pelo Príncipe William, o Earthshot Prize será realizado pela primeira vez na América Latina. Conhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”, o prêmio seleciona 15 soluções climáticas inovadoras, das quais cinco recebem £1 milhão cada (cerca de R$ 6,2 milhões na cotação atual).
Dois projetos brasileiros estão entre os concorrentes deste ano. A programação da Earthshot Week ocorre de 3 a 5 de novembro, no Armazém 3 e no Boulevard Olímpico.
A cerimônia principal, o Prêmio Earthshot, será no Museu do Amanhã, no dia 5 de novembro, das 17h às 22h, com 1.600 convidados esperados. Para este evento, serão esperados celebridades como a cantora Anitta, o apresentador Luciano Hulk e o cantor Shawn Mendes.
Boulevard Olímpico
DIVULGAÇÃO/IBP
Tecnologia e inovação no Porto Maravalley
O evento “X, The Moonshot Factory” reunirá especialistas e empresas de tecnologia para discutir soluções urbanas e infraestrutura digital no Rio. Trata-se do laboratório de inovação da Alphabet Inc., empresa-mãe do Google, conhecido por desenvolver projetos de alto impacto.
Entre os temas, estão parcerias para analisar a infraestrutura da cidade com vistas à possível instalação de data centers. O encontro será no dia 3 de novembro, no Porto Maravalley, com cerca de 600 participantes.
Diálogos Locais e eventos da sociedade civil
Durante toda a semana, a sociedade civil promove 53 eventos populares e oito institucionais em 23 locais da cidade. Os encontros conectam comunidades locais, ativistas, pesquisadores e organizações internacionais para discutir os efeitos da crise climática nas realidades urbanas. O publico estimado é de 15 mil pessoas.
Alguns destaques da agenda:
1º de novembro (sábado): Seminário “Rio de Ação Climática”, no Teatro Carlos Gomes, às 9h
2 de novembro (domingo): Ativação cultural “Rima e Poesia pelo Clima”, na Quinta da Boa Vista, às 15h
4 de novembro (terça):
Encontro de Parlamentares, na Câmara Municipal, às 14h
Encontro Nacional do Fórum CB27, no Centro de Operações e Resiliência (COR), às 14h
Balanço Ético Global, no Planetário, às 17h
5 de novembro (quarta): “Mulheres em Ação Climática: Experiências & Políticas”, às 14h
6 de novembro (quinta):
“Adaptação Climática em Favelas”, na Arena Cultural Herbert Vianna, às 9h
“Racismo Ambiental e Justiça Climática”, na Casa Clima, às 14h
Outros eventos
Cúpula Global de Estados e Regiões (com governadores e líderes regionais)
Diálogo Político de Al

Fonte original: abrir