Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

O que é hiperidrose, condição que afeta Duda Guerra nas mãos e pés?

28/10/2025 15:04 O Globo - Rio/Política RJ

A influenciadora Duda Guerra, de 17 anos, ex-namorada de Benício Huck, revelou pelas suas redes sociais como suas mãos suam excessivamente por conta da hiperidrose. Segundo ela, além das mãos, o suor também ocorre nos pés.
‘Achei que ele não fosse resistir’: 1ª criança com câncer no Brasil a se tratar com CAR-T Cell completa 1 ano sem a doença
Dormir com a roupa da rua? Veja o que a psicologia diz sobre essa 'preguiça' de vestir o pijama
“Vocês ficaram me mandando mensagem perguntando por que eu não faço Botox. Ela hiperidrose que tenho é genética, minhas tias têm, minha mãe tem e elas já procuraram fazer tratamentos com Botox e me falaram que é um sofrimento muito grande e não resolve 100%, deu uma reduzida. Não faz sentido eu passar por um sofrimento que não vai tirar o meu problema", explicou.
Ela ainda disse que já usou remédios para controlar o suor, mas que acabou com um efeito colateral: o remédio secou também sua saliva e outras partes do corpo. A adolescente afirmou que não pensa em fazer cirurgia para tratar a hiperidrose até o momento.
"Desde que nasci eu tenho isso, já sou acostumada. As pessoas que convivem comigo já sabe que tenho, eu não me incomodo mais. Quando eu era criança, eu tinha vergonha de dar a mão para a amiga, quando estava na igreja e tinha o Pai-Nosso e tinha que dar a mão para a pessoa do lado e eu ficava constrangida... Mas hoje em dia aprendi a lidar com essas situações e não penso em fazer nada", completou.
O que é a hiperidrose
A hiperidrose ou sudorese anormal e excessiva, embora não seja considerada uma doença, dependendo do transtorno que causa, é recomendado a ida ao médico especializado para tratá-la e assim resolver um problema que se torna social. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 2% a 3% da população sofre com o problema, que afeta principalmente as palmas das mãos, plantas dos pés e axilas.
Já é Halloween? Famosos postam nas redes fantasias inusitadas; veja as mais criativas
É uma funcionalidade exagerada das glândulas sudoríparas que respondem a processos, por exemplo, nervos ou calor, excessivamente. A hiperidrose focal é mais comum em adolescentes e jovens e muitos deles começam após a puberdade. Embora não seja uma doença, é uma alteração de grande impacto do ponto de vista social.
O desconforto transcende o aspecto social, pois também pode complicar a vida profissional. “A transpiração nas mãos pode molhar o papel e dificultar o manuseio dos materiais, causando constrangimento e desconforto”, diz Christian Sánchez Saizar, dermatologista e membro da Sociedade Argentina de Dermatologia.
Nas pessoas que têm a condição, seus principais sintomas são: roupas encharcadas e até as mãos podem pingar de suor, impossibilitando a realização das tarefas diárias.
Segundo a Mayo Clinic, “a hiperidrose ocorre pelo menos uma vez por semana, durante o dia. E a transpiração geralmente ocorre em ambos os lados do corpo." A recomendação de consultar um médico aplica-se quando “o suor perturba a rotina diária; causa sofrimento emocional ou retraimento social.
“Já ouvi casos de pacientes que me disseram que gostaram de uma camiseta e compraram duas iguais. Então, eles iriam para uma festa com as duas camisetas, uma vestida e a outra na bolsa, e no meio do evento pediriam permissão para ir ao banheiro trocar a que já estava completamente encharcada por seco”, diz o cirurgião plástico Raúl Banegas.
Alimento essencial: quais doenças as azeitonas pretas ajudam a combater?
Devido às constantes manchas de suor nas roupas, as pessoas acometidas pela hiperidrose muitas vezes se vestem apenas de preto. No caso de afetar os pés, o desconforto ocorre, sem dúvida, ao calçar os sapatos.
Tratamento
Para resolver o problema existem diferentes alternativas e é aconselhável ir de menos a mais na complexidade dos tratamentos. Em primeiro lugar, utiliza-se a aplicação de produtos tópicos, como loções com sais de alumínio “que se usam em meninos mais jovens antes de se recorrer a um tratamento minimamente invasivo”, explica Sánchez Saizar.
São produtos vendidos sob prescrição médica, que devem ser verificados periodicamente pelo médico especialista. “Esses tipos de produtos tópicos são amplamente utilizados em desodorantes graças aos seus efeitos antitranspirantes. Os sais bloqueiam o duto de suor e impedem que o suor escape para a superfície da pele. Devem ser indicados e supervisionados por um médico”, destaca o dermatologista.
Caso a alternativa tópica não tenha dado os resultados esperados, é indicada a aplicação de radiofrequência fracionada com microagulhas, que é tratada em consultório. Por fim, pode-se recorrer à toxina botulínica que é muito eficaz.
Lô Borges: o que é traqueostomia, procedimento ao qual o cantor, que está internado há 11 dias, foi submetido
“O que se faz nesses casos é a aplicação da toxina botulínica na derme, que é justamente onde estão as glândulas sudoríparas. A toxina interfere nos comandos dados pelas terminações nervosas

Fonte original: abrir