Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Após ataques a Moraes, Tarcísio encontra Fachin para tratar de ação tributária no STF

28/10/2025 23:42 O Globo - Rio/Política RJ

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu nesta terça-feira com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, após uma série de audiências com integrantes do Judiciário. Foi o primeiro encontro entre Tarcísio e Fachin após o político ter atacado publicamente o ministro Alexandre de Moraes, em setembro. 
Na agenda de Fachin, o encontro com Tarcísio foi anunciado como uma audiência para tratar de um caso envolvendo uma decisão que isentou a Rodopetro de recolher ICMS nas vendas realizadas no estado. O caso está sob a relatoria de Fachin, que cuida deste tipo de ação por estar na presidência da Corte. 
Após a reunião, o governador afirmou que o encontro "foi ótimo", sem dar mais declarações a respeito dos temas tratados com o presidente do STF. Além de Fachin, Tarcísio visitou também nesta terça o ministro Nunes Marques, também para tratar de termas tributários. 
Nesta terça-feira, o político esteve no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em uma audiência com o ministro Marco Aurélio Bellizze. 
A ação sobre a qual falaram Tarcísio e Fachin contesta uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que determinou a suspensão da exigência de recolhimento do ICMS por meio de GNRE, em relação às vendas realizadas pela Rodopetro, bem como que fosse afastada qualquer imposição ou sanção decorrente do eventual descumprimento de tal obrigação. 
No último 7 de Setembro, durante ato na Avenida Paulista, diante de uma plateia de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio afirmou que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Alexandre de Moraes”, em referência à atuação do magistrado em investigações que miram o bolsonarismo e atos antidemocráticos

Fonte original: abrir