Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Imagens impressionantes mostram terremoto de 6,1 na Turquia e moradores entram em pânico; vídeo

28/10/2025 12:22 O Globo - Rio/Política RJ

Um forte terremoto de magnitude 6,1 atingiu a província de Balikesir, no noroeste da Turquia, na noite desta segunda-feira (27), segundo o Observatório Kandilli. O tremor, ocorrido às 22h48 no horário local, teve epicentro na cidade de Sindirgi e foi sentido em várias áreas do país, incluindo Istambul, Bursa, Manisa e Izmir. O abalo ocorreu a uma profundidade de aproximadamente seis quilômetros e foi seguido por diversos tremores secundários.
Vídeo: Imagens de vulcão em erupção nas Filipinas com céu tomado por fumaça negra impressionam e viralizam nas redes sociais
De acordo com o governador de Balikesir, Ismail Ustaoglu, ao menos 22 pessoas ficaram feridas, a maioria em decorrência de quedas provocadas pelo pânico durante o terremoto. “Esses tipos de ferimentos geralmente ocorrem por causa do impacto físico e psicológico dos tremores”, explicou. O administrador do distrito de Sindirgi, Dogukan Koyuncu, afirmou à agência estatal Anadolu que não houve mortes confirmadas até o momento, mas as avaliações de danos continuam em andamento.
Assista:
Initial plugin text
O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, informou que três prédios desocupados e uma loja de dois andares desabaram em Sindirgi. Todos os imóveis, segundo ele, já haviam sido danificados por um terremoto anterior. “Pesquisas de campo estão sendo realizadas para avaliar os danos”, disse o ministro, que também expressou solidariedade às vítimas. O presidente Recep Tayyip Erdoğan declarou estar acompanhando de perto os trabalhos de resgate e inspeção conduzidos pela agência de desastres AFAD.
Nas redes sociais, imagens mostraram prédios destruídos, pilhas de escombros e moradores em choque. A chuva que caiu após o tremor agravou o cenário: muitos se recusaram a voltar para casa, preferindo passar a noite ao ar livre por medo de novos desabamentos. Segundo a emissora Haberturk, autoridades abriram mesquitas, escolas e ginásios esportivos para abrigar temporariamente os desabrigados.
Sindirgi já havia sido atingida em agosto por outro terremoto de magnitude 6,1, que deixou um morto e dezenas de feridos. Desde então, tremores menores continuaram sendo registrados na região. A Turquia está localizada sobre importantes falhas geológicas e é considerada uma das áreas mais suscetíveis a terremotos no mundo.
Em fevereiro de 2023, um abalo sísmico de magnitude 7,8 devastou o sul do país, deixando mais de 53 mil mortos e destruindo centenas de milhares de edifícios. Situação semelhante ocorreu em 1999, quando um terremoto de magnitude 7,6 em Izmit matou mais de 17 mil pessoas.

Fonte original: abrir