Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Quaest: foto de Lula com Trump bate recorde de engajamento nas redes sociais

28/10/2025 06:31 O Globo - Rio/Política RJ

A foto compartilhada neste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele aperta a mão do governante dos EUA, Donald Trump, durante o encontro entre os dois na Malásia, se tornou a foto com o presidente brasileiro com a maior quantidade de visualizações, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. A fotografia superou a famosa foto de Lula de sunga abraçando a esposa, Janja da Silva, publicada em agosto de 2021. Os dois flashes foram realizados pelo fotógrafo oficial do presidente, Ricardo Stuckert. O levantamento é do instituto de pesquisa Quaest, que utilizou a nova ferramenta QuaestScan, desenvolvida para mapear imagens e áudios na internet.
CPI do INSS: Relator diz que tentará convocar parlamentares depois de apontar laços políticos com investigados
Trama golpista: Defesa de Anderson Torres apresenta recurso ao STF e cita 'casos emblemáticos' como goleiro Bruno para questionar pena
Foram 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamento, juntando perfis em redes como Instagram, X, Tik-Tok e Facebook. Para fins de comparação, a foto de Lula de sunga com a agora primeira-dama teve 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.
Initial plugin text
— O encontro Lula-Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação. A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico — analisou o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes.
O instituto também avaliou os sentimentos do público por meio das menções feitas nas redes sociais ao encontro entre Lula e Trump. 54% do público fez menções neutras ao encontro. 26% fizeram comentários positivos, e 20%, negativos. O recorte foi feito entre os dias 21 e 27 de outubro.
Reação à foto de Lula e Trump
Editoria de arte
Nunes destacou que a avaliação evidencia o "resultado da guerra de narrativas".
— A direita tentando emplacar a menção a Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando — pontuou.
Foto de Lula com Janja de 2021 era a foto do presidente com maior engajamento
Ricardo Stuckert - 25/08/2021

Fonte original: abrir