Ministro da Justiça reage a governador do Rio e desmente apelo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou em coletiva de imprensa, nesta terça-feira, 28, que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), não comunicou ao ministério sobre a operação realizada em comunidades da capital fluminense, que resultou, até o momento, em 64 mortos.
Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública
Lewandowski negou que tenha recebido qualquer pedido de ajuda do governo do Rio, e explicou que qualquer solicitação da gestão precisa ser feita com o acionamento da Garantia de Lei e Ordem (GLO), que deve partir do governador.
Leia Também:
Megaoperação contra o CV: traficantes fecham aeroporto do Rio de Janeiro
Governo Lula rebate crítica de Cláudio Castro após megaoperação
60 mortos! Megaoperação contra o Comando Vermelho segue no Rio de Janeiro
Bahia lidera geração de energia eólica e é destaque em evento nacional
"Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça, para essa operação. Nem ontem, nem hoje, nem nada. A GLO é uma operação complexa, está prevista na Constituição", iniciou."Um dos requisitos é que o governos locais reconheçam falência dos órgãos de segurança e transfiram as operações de segurança para o governo federal. É um procedimento complexo, que demanda uma série de requisitos", disparou o ministro.
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública
| Foto: Robson Alves | MJSP
Mais cedo, Cláudio Castro afirmou que tinha pedido o empréstimo de blindados, mas sua solicitação teria sido negada. Após a repercussão da fala, o governador ligou para a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann (PT), para explicar a sua posição.PEC da SegurançaRicardo Lewandowski ainda defendeu a PEC da Segurança Públic
Fonte original: abrir