Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Exposibram transforma Salvador na capital da mineração brasileira

27/10/2025 22:13 A Tarde - Política

Nesta semana, Salvador se transforma na capital da mineração do Brasil. Começou nesta segunda, 27, e vai até a próxima quinta-feira, 30, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos maiores eventos de mineração da América Latina.O palco do evento é o Centro de Convenções, na Boca do Rio, onde especialistas debaterão as principais tendências do setor. Terras raras, minerais da transição energética e estratégicos e outros materiais que ganharam os noticiários nos últimos meses serão assunto nas diversas palestras ao longo dos cinco dias do congresso.A abertura contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que falou sobre a importância de um evento dessa magnitude ser realizado na Bahia.


























































“A coordenação entendeu que a Bahia precisava de um evento como este, pelo potencial que nós temos, pela riqueza natural que nós disponibilizamos, mas acima de tudo pelos investimentos que a gente vem fazendo na área de mineração”


Jerônimo Rodrigues






“Coincidentemente, acontece um evento dessa natureza, dessa magnitude, quando nós recebemos uma indústria de automóveis elétricos, que requer da gente desenvolvimento de pesquisa e incentivos”, acrescentou Jerônimo, citando a fábrica da montadora chinesa BYD.



Leia Também:

















Exposibram 2025 em Salvador: Líderes debatem mineração e transição energética




















Corrida pelas terras raras envolve China, Brasil, Vietnã e até a Lua




















CBPM inova com estande interativo e ESG Game na EXPOSIBRAM 2025




















Semiárido baiano é a chave do Brasil contra o aquecimento global









O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, revelou que a Bahia está nos holofotes do mundo quando o assunto são minérios. Segundo ele, o estado foi citado na reunião entre os presidente Lula e Donald Trump, que aconteceu no domingo, 26, na Malásia, por conter um minério de interesse dos americanos.“Ontem mesmo o governo dos Estados Unidos demonstrou interesse numa área de grafita, mas, além disso, a CBPM possui 64 de terras raras. Nós possuímos áreas de níquel, cobre e cobalto, titânio, fosfato, vanádio, ou seja, nós possuímos todos os min

Fonte original: abrir