Lula 80 anos: relembre trajetória do presidente
Quatro disputas presidenciais para alcançar a primeira vitória, eleição da sucessora para o Planalto, condenação e prisão na Lava-Jato e confrontos polarizados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completa 80 anos nesta segunda-feira, 27, teve uma biografia marcada por altos e baixos na política. O petista, que chegou ao terceiro mandato em 2022, enfrentou as urnas pela primeira vez em 1982.Greve do ABC e fundação do PTLula ficou conhecido a nível nacional em 1978, durante o governo João Figueiredo (Arena), na ditadura militar, ao liderar a famosa greve do ABC Paulista. O movimento, que durou até 1980, culminando na prisão do líder sindical, alçou Luiz Inácio ao posto de principal liderança dos trabalhadores do país.
Lula durante greve no ABC
| Foto: Acervo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
No mesmo ano, Lula reuniu outras lideranças políticas, intelectuais, artistas e trabalhadores, iniciando os debates que dariam origem ao Partido dos Trabalhadores, o PT. Em fevereiro de 1982, a legenda foi registrada na Justiça Eleitoral, como parte do processo conhecido como 'reabertura política', que dava início ao fim da ditadura.
A grande maioria de nossa população trabalhadora, das cidades e dos campos, tem sido sempre relegada à condição de brasileiros de segunda classe. Agora, as vozes do povo começam a se fazer ouvir por meio de suas lutas
Trecho do manifesto de fundação do PT
Em 1982, o PT participou das primeiras eleições diretas do país desde a década de 1960, quando brasileiros foram às urnas para a escolha de governadores. Lula então, pela primeira vez, foi candidato a um cargo, concorrendo ao governo de São Paulo.
| Foto: Divulgação | Instituto Lula
Sem conseguir formar uma coligação partidária, Lula teve Hélio Bicudo (PT), que anos mais tarde seria um dos autores do pedido de impeachment da presidente petista Dilma Rousseff, como vice. O resultado passou longe do esperando, com o petista recebendo 1.144.648 votos (10,77%), ficando na quarta colocação.Votação recorde e primeira vitóriaEm 1986, Lula disputou sua segunda eleição. Desta vez, o líder petista tentou uma vaga para a Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo, sendo eleito com votação recorde na época (651.763 votos). O parlamentar foi deputado constituinte, participando da Assembleia que estabeleceu e promulgou a Constituição Federal 1988, em vigor até os dias atuais.Eleição presidencial e embate com CollorAntes de ser eleito presidente em 2002, Lula concorreu ao mais alto cargo executivo em outras três ocasiões. A estreia aconteceu em 1989, na primeira eleição presidencial desde 1960. O candidato petista enfrentou nomes como Leonel Brizola (PDT), Ulysses Guimarães (PMDB), Paulo Maluf (PDS), Ronaldo Caiado (PSD) e Mário Covas (PSDB). Seu grande adversário, no entanto, foi o ex-governador do estado de Alagoas, Fernando Collor de Mello (PRN).Luça teve como vice João Paulo Bisol, do PSB. A coligação Frente Brasil Popular contou com PT, PSB e PCdoB. O petista protagonizou com Collor uma das eleições mais polarizadas da história do país.O candidato do PT contrariou as pesquisas iniciais, que indicavam uma 'disputa final entre Collor e Brizola. No segundo turno, o candidato do PT conquistou o apoio de parte dos postulantes derrotados no primeiro turno, além da classe artística, que se engajou na sua campanha.Com a promessa de se tornar o 'caçador de marajás', se eleito, Collor partiu para o ataque. Apesar do apoio em massa de estrelas globais a Lula, a Globo acabou sendo acusada de ter manipulado o compacto do debate entre os dois candidatos no segundo turno e favorecer o ex-governador de Alagoas.Em 17 de dezembro de 1989, os eleitores foram novamente às urnas para escolher o seu presidente. Apesar do engajamento de diversos setores, Lula saiu derrotado.Resultado da eleição de 1989Fernando Collor de Mello (PRN) - 35.090.206 (53.03%)Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 31 075 803 (46.97%)Lula venceu nos seguintes estados
Fonte original: abrir