
Ministro argentino reafirma que Tesouro dos EUA continuará apoiando o peso
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, disse que os Estados Unidos mantêm seu compromisso com uma linha de swap de US$ 20 bilhões com seu país, independentemente do resultado das eleições legislativas deste mês na nação sul-americana.
Reação: Declarações de Trump provocam nova turbulência no mercado de câmbio da Argentina
Ajuda dos EUA: Milei se comprometeu a 'tirar a China da Argentina', diz Bessent após anúncio de socorro ao país
O Tesouro dos Estados Unidos ainda está finalizando os detalhes do acordo, mas a decisão de disponibilizar a linha para a Argentina já foi tomada, disse Caputo a jornalistas em Washington, acrescentando que o governo americano continuará apoiando o peso sempre que necessário.
No domingo, em entrevista ao canal digital argentino LN+, Caputo disse que o apoio do Tesouro americano ao peso argentino permanece firme e que os EUA “estão dispostos a continuar comprando pesos e títulos, e todas as opções estão sobre a mesa”.
Mais cedo, o presidente Donald Trump havia sugerido, durante uma reunião com Javier Milei na Casa Branca, que o “salva-vidas” financeiro poderia depender do sucesso do líder libertário argentino nas eleições. Não ficou claro se ele se referia às eleições legislativas do próximo dia 26 ou às presidenciais de 2027, quando se espera que Milei busque a reeleição. Caputo garantiu que os comentários de Trump haviam sido mal interpretados.
Initial plugin text
Questionado sobre as declarações de Trump, Caputo afirmou que obviamente não se referia a isso, mas sim à continuidade das políticas, e que o apoio de tudo que for necessário que os Estados Unidos estão oferecendo aos argentinos continuará.
Janaína Figueiredo: Socorro de Trump é alívio para Milei, mas não resolve problemas estruturais da Argentina
Caputo se recusou a comentar quanto o Tesouro dos EUA interveio no mercado cambial local na semana passada, mas afirmou que mais ações são possíveis. Ele não especificou quando a linha de swap será concretizada.
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo
Tomas F. Cuesta/Bloomberg
“O Tesouro dos Estados Unidos tem todos os instrumentos sobre a mesa para atuar quando considerar conveniente nos diferentes mercados. Pode ser no câmbio, no financeiro, futuros do dólar ou na compra de títulos.”
Ao se referir ao futuro da atual linha de swap com a China, Caputo afirmou que encerrá-la “não é uma possibilidade”.
Initial plugin text
Fonte original: abrir