
CNU 2025: calculadora do GLOBO mostra sua pontuação para cada cargo pela nota final ponderada
O resultado final das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) só será conhecido no dia 12 de novembro. E, apesar do gabarito oficial já ter sido divulgado, quem tentou uma vaga de Nível Superior, nos blocos de 1 a 7, precisa fazer várias contas para estimar sua pontuação. Afinal, as provas têm peso diferente, a depender do cargo pretendido. Pensando nisso, O GLOBO desenvolveu uma calculadora interativa para o candidato checar, de forma rápida, seu desempenho pelos critérios da nota final ponderada. É possível fazer várias simulações, para cada um dos cargos escolhidos.
Initial plugin text
A calculadora do GLOBO já considera o peso de cada uma das provas (chamadas no edital de "eixos temáticos") de acordo com o cargo escolhido. Vale lembrar que, quando fez a inscrição para o CNU, o candidato pôde elencar para quais vagas gostaria de concorrer em seu bloco. Ou seja, são várias as chances de ser aprovado — e para cada vaga pretendida, um mesmo número de acertos pode resultar em pontuação diferente.
Por isso, vale a pena simular na ferramenta do GLOBO o seu desempenho para cada cargo pretendido. Basta inserir o seu bloco, o nome ou código do seu cargo, os acertos em cada eixo e ver seu resultado. Ao refazer para checar o desempenho em outra vaga, é só mudar o nome do cargo pretendido.
Caso você tenha se inscrito nos blocos 8 ou 9, para Nível Intermediário, é possível calcular seu desempenho aqui.
Regras para não ser eliminado
Para evitar a desclassificação no concurso, o candidato deve obter pelo menos 40% de acertos, o que significa marcar de forma correta 36 das 90 questões nos blocos de 1 a 7.
O número de acertos máximos na prova de conhecimentos gerais é 30. E cada eixo temático tinha 12 questões, somando assim 60 acertos possíveis no máximo em conhecimentos específicos.
Entenda a Nota Final Ponderada (NFP)
Nos cargos de nível superior (Blocos de 1 a 7), a contagem da pontuação da prova de conhecimentos específicos é feita pela nota final ponderada (NFP), calculada a partir do número de acertos em cada eixo multiplicado pelo peso deste eixo (exemplo: número de acertos no eixo 1 x peso do eixo 1).
Para entender melhor, vamos tomar como exemplo o Bloco 2 — Cultura e Educação, que reúne cinco eixos temáticos: 1) Gestão do conhecimento e comunicação; 2) Políticas públicas de educação; 3) Políticas públicas de cultura; 4) Pesquisa; e 5) Avaliação.
Initial plugin text
No caso do cargo de técnico em comunicação social, lotado no Comando da Marinha (CM) do Ministério da Defesa, as questões dos eixos 1 e 4 têm peso 3, portanto valem mais. As do eixo 5 têm peso 2, e as demais, peso 1.
Com isso, é só multiplicar os acertos nos eixos 1 e 4 por três, os acertos no eixo 5 por dois e os demais por um, como é feito na calculadora.
Neste mesmo bloco, o cargo de pesquisador cultural, lotado na Fundação Cultural Palmares (FCP), tem peso 4 no eixo 3 (políticas públicas de cultura). O eixo 4 (pesquisa) tem peso 3, e os demais eixos, peso 1.
Ou seja, um candidato que esteja tentando essas duas vagas — era possível escolher, no momento da inscrição, mais de uma opção de cargo, desde que dentro do mesmo bloco do concurso —poderá alcançar pontuação diferentes para cada uma dessas escolhas.
Veja abaixo como conferir os quadros de pesos dos eixos temáticos por órgãos, cargos e especialidades:
Bloco 1 – clique aqui e vá até a página 227
Bloco 2 – clique aqui e vá até a página 36
Bloco 3 – clique aqui e vá até a página 87
Bloco 4 – clique aqui e vá até a página 117
Bloco 5 – clique aqui e vá até a página 31
Bloco 6 – clique aqui e vá até a página 10
Bloco 7 – clique aqui e vá até a página 5
Dicas para o CNU 2025
Nota final do concurso
A nota final das provas será calculada a partir da soma: Nota da prova objetiva (NPO) + Nota da prova discursiva (NPD) + Nota de avaliação de títulos (nos casos em que houver).
Prova objetiva: 90 questões, divididas em 30 de Conhecimentos Gerais, valendo até 30 pontos, e 60 de Conhecimentos Específicos, que podem chegar a 120 pontos, considerando os eixos temáticos.
Prova discursiva: 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando até 45 pontos.
Prova de títulos: até 5 pontos.
Total: 200 pontos.
Paridade de gênero
Uma das principais novidades da segunda edição do CNU é a criação de um critério de paridade de gênero para garantir uma maior presença de mulheres no serviço público. A regra prevê que, entre os selecionados para fazer a segunda fase do exame, ao menos 50% precisarão ser mulheres.
O edital detalha que, em cada cargo ou especialidade, caso o número de candidatas classificadas na fase 2 seja menor que 50%, mulheres aprovadas na fase 1 serão incluídas até que esse percentual seja alcançado. A ideia é garantir que mais mulheres tenham oportunidade de avançar no concurso.
É importante destacar que a iniciativa não prejudicará os candidatos homens. O edital deixa claro que nenhum participante previamente classificado para a segunda fase será desclassificado devido ao equilíbr
Fonte original: abrir