Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Geradores de vídeo de IA agora são tão bons que você não pode mais confiar em seus olhos

11/10/2025 07:02 O Globo - Rio/Política RJ

Este mês, a OpenAI, criadora do popular chatbot ChatGPT, presenteou a internet com uma tecnologia para a qual a maioria de nós provavelmente não estava preparada. A empresa lançou um aplicativo chamado Sora, que permite aos usuários gerar instantaneamente vídeos de aparência realista com inteligência artificial, bastando digitar uma descrição simples, como: “filmagem de câmera corporal da polícia mostrando um cachorro sendo preso por roubar um bife de costela no Costco”.
Confira o teste: Sora, novo aplicativo de vídeos da OpenAI, é de cair o queixo, para o bem e para o mal
'Conversou, comprou'? OpenAI faz parceria com empresa de pagamento para permitir compras pelo ChatGPT
O Sora, um aplicativo gratuito para iPhones, tem sido tão divertido quanto perturbador. Desde seu lançamento, muitos dos primeiros usuários publicaram vídeos apenas por diversão, como filmagens falsas de um guaxinim em um avião ou brigas entre celebridades de Hollywood no estilo de anime japonês. Eu, por exemplo, me diverti criando vídeos falsos de um gato flutuando para o céu e de um cachorro escalando pedras em uma parede de escalada em uma academia.
Imagem estática tirada de um vídeo gerado pelo Sora da OpenAI, a partir de uma mensagem do jornalista Brian X. Chen, um cachorro escala rochas em uma parede de escalada
Reprodução via The New York Times
Mas outros têm usado a ferramenta para fins mais nefastos, como disseminar desinformação — incluindo falsas gravações de segurança de crimes que nunca aconteceram.
O surgimento do Sora, junto com geradores de vídeo movidos por IA lançados pela Meta e pelo Google neste ano, tem grandes implicações. Essa tecnologia pode representar o fim do “fato visual” — a ideia de que o vídeo pode servir como um registro objetivo da realidade — tal como a conhecemos. A sociedade, como um todo, terá de passar a tratar vídeos com o mesmo ceticismo com que já trata as palavras.
Nesta imagem, um vídeo falso de uma câmera veicular de um Toyota Prius sendo atingido por um caminhão grande
Reprodução via The New York Times
No passado, os consumidores tinham mais confiança de que as fotos eram reais (“Sem fotos, não aconteceu!”), e quando as imagens se tornaram fáceis de falsificar, o vídeo — que exigia muito mais habilidade para ser manipulado — passou a ser o padrão para comprovar a veracidade de algo. Agora, isso também acabou.
Controle parental: OpenAI lança ferramenta para pais supervisionarem seus filhos no ChatGPT
— Nossos cérebros são fortemente programados para acreditar no que vemos, mas podemos — e devemos — aprender a pausar e refletir agora sobre se um vídeo, ou qualquer mídia, realmente mostra algo que aconteceu no mundo real — disse Ren Ng, professor de ciência da computação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, que ministra cursos sobre fotografia computacional.
O Sora, que se tornou o aplicativo gratuito mais baixado na App Store da Apple nesta semana, causou agitação em Hollywood, com estúdios expressando preocupação de que vídeos gerados com o Sora já tenham violado direitos autorais de vários filmes, séries e personagens.
Imagem de um vídeo gerado pelo Sora, a partir de uma mensagem do jornalista Brian X. Chen, mostra uma mulher citando estudos inexistentes sobre frango frito ser bom para a saúde
Reprodução via The New York Times
Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou em um comunicado que a empresa está coletando feedback e em breve dará aos detentores de direitos autorais controle sobre a geração de personagens, além de uma forma de lucrar com o serviço.
Então, como o Sora funciona — e o que tudo isso significa para você, consumidor?
Aqui está o que você precisa saber.
Como as pessoas usam o Sora?
Embora qualquer pessoa possa baixar o aplicativo Sora gratuitamente, o serviço atualmente funciona somente por convite, o que significa que só é possível usar o gerador de vídeos ao receber um código de convite de outro usuário do Sora. Muitas pessoas têm compartilhado esses códigos em sites e aplicativos como Reddit e Discord.
Depois que o usuário se registra, o aplicativo se parece bastante com plataformas de vídeos curtos, como o TikTok e o Reels do Instagram. É possível criar um vídeo digitando um prompt, como “uma luta entre Biggie e Tupac no estilo do anime Demon Slayer.”
The Conversation: A inteligência artificial precisa ser realmente inteligente para ser eficiente?
(Antes de Altman anunciar que a OpenAI daria aos detentores de direitos autorais mais controle sobre como suas propriedades intelectuais seriam usadas no serviço, a empresa inicialmente exigia que eles solicitassem a exclusão de suas imagens e marcas. Com isso, pessoas falecidas se tornaram alvos fáceis de experimentação.)
Os usuários também podem fazer upload de uma foto real e gerar um vídeo a partir dela. Após cerca de um minuto, o vídeo é gerado e pode ser publicado no feed dentro do aplicativo, ou baixado para ser compartilhado com amigos ou postado em outras plataformas, como TikTok e Instagram.
Quando o Sora foi lançado

Fonte original: abrir