Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Feira de empregos e capacitação no Terminal Gentileza é cancelada após operação policial no Rio

28/10/2025 21:39 O Globo - Rio/Política RJ

A primeira edição da feira Um Rio de Oportunidades, que aconteceria nesta quarta-feira (29) no Terminal Gentileza, na região central do Rio, foi cancelada. A decisão foi tomada nesta terça, após as polícias Civil e Militar deflagrarem uma megaoperação policial contra traficantes do Comando Vermelho que teve reflexos em diferentes pontos da cidade e está causando bloqueios em vias de grande movimento.
Ponte Rio-Niterói: Boato sobre fechamento da rodovia preocupa moradores das duas cidades
VLT ou VLP? Entenda as diferenças entre os dois sistemas cotados pra substituir o BRT no Rio
O evento, organizado pelo programa Decola Cria e pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), tinha como objetivo conectar jovens a empresas e organizações que oferecem oportunidades de trabalho e formação profissional. A ação contaria ainda com o apoio da concessionária VLT Carioca, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-Rio) e do Instituto Entre o Céu e a Favela.
Voltada para jovens de 15 a 29 anos, a feira ofereceria cerca de sete mil vagas de emprego, além de cursos de capacitação e atividades de orientação de carreira, levando em conta os perfis e trajetórias individuais dos participantes. Estavam previstos estandes de empresas e organizações parceiras, com a participação dos jovens do Conselho Jovem do Decola Cria, reforçando o protagonismo juvenil na construção de caminhos para o futuro.
A iniciativa surgiu a partir de um mapeamento do ecossistema de inclusão produtiva jovem na cidade, realizado pelo Decola Cria em 2025. O levantamento, baseado em dados da PNAD 2024, apontou que 239 mil jovens cariocas estão fora da escola e sem oportunidades de geração de renda, enquanto outros 413 mil trabalham em condições precárias, o que representa um em cada três jovens vivendo em situação de vulnerabilidade social no Rio.
Initial plugin text

Fonte original: abrir