Entenda como Flamengo trabalha para fazer De la Cruz retomar sequência e protagonismo na reta final da temporada
Enquanto sonha com os títulos do Brasileirão e da Libertadores, o Flamengo conviverá com alguns desafios de ordem física nesta reta final de temporada. Um deles é no meio campo, setor recheado de jogadores técnicos, mas que também podem "estourar", como Jorginho. Ele é desfalque contra o São Paulo, hoje às 21h30, por conta de uma lesão na coxa direita, e só deve retornar após a data Fifa. Nesse contexto, De la Cruz é um nome que pode aproveitar para recuperar protagonismo.
O uruguaio foi um dos melhores jogadores em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no último sábado. Mesmo sem participar de gols, mandou uma finalização perigosa e dominou o setor. A capacidade técnica é conhecida, mas sua condição física fez com que vivesse últimos meses bem irregulares.
De la Cruz apresenta um problema crônico no joelho direito e sofreu com uma lesão na articulação esquerda a partir de maio. Mesmo tendo vivido um início de temporada considerado internamente como de alto desempenho, viu a sequência sumir. O jogo contra o Sport foi apenas o quinto em que ele foi titular desde a Copa do Mundo de Clubes, tendo participado de apenas nove partidas no período.
Coloque-se em perspectiva que a grande atuação do fim de semana foi diante do lanterna do Brasileirão, após ele ter passado por controle de carga em diversos jogos anteriores, como diante de Botafogo, Palmeiras e Fortaleza. O volante vem sendo trabalho pelo Flamengo para estar mais disponível nesta reta final de temporada. No dia 29, o clube faz a final da Libertadores contra o Palmeiras, em Lima (Peru).
O GLOBO apurou que os profissionais do departamento médico e da preparação física seguem realizando tratamentos específicos com De la Cruz, principalmente na academia do Ninho de Urubu, com exercícios de força para proteger suas articulações. Eles também tentam controlar algumas situações de treino. A avaliação interna é de estar conseguindo controlar as queixas de dor que o jogador apresentou no meio do ano.
Hoje, a dupla de volantes considerada titular é composta por Erick Pulgar e Jorginho, mas a lesão do ítalo-brasileiro abre espaços nos próximos jogos. A disputa de De la Cruz é com Saúl.
Para hoje, Filipe Luís também não conta com Evertton Araújo (suspenso) e Allan. Diante do São Paulo, o jogador ex-River Plate tenta a reativar a disputa no meio. Antes da data Fifa, o Flamengo ainda enfrenta o Santos, no domingo. Já no meio do período de seleções, no dia 15, visita o Sport.
Fonte original: abrir