Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

100% como mandante, Fluminense de Zubeldía usa força do Maracanã contra o Ceará para ir ao G6 do Brasileiro

29/10/2025 05:01 O Globo - Rio/Política RJ

A matemática é simples: o Fluminense só precisa ganhar do Ceará hoje, às 19h, no Maracanã, em jogo atrasado pela 12ª rodada do Brasileiro, para, enfim, entrar no G6 do campeonato. As equipes voltam a se enfrentar no domingo, no Castelão. Se cumprir esse objetivo, ficaria com os mesmos 47 pontos do Botafogo, mas ultrapassaria o rival em número de vitórias (14 a 13). E não há cenário melhor para o time de Luis Zubeldía do que jogar diante de sua torcida. Desde a chegada do treinador, no fim de setembro, o tricolor ostenta o maior aproveitamento (100%) como mandante na Série A. Apesar do estádio dividido na derrota por 2 a 0 para o Vasco (e com os tricolores em número bem menor), foi visitante no clássico.
Além de quatro vitórias, a equipe marcou sete gols e sequer foi vazada, o que chama a atenção pelo desempenho tanto no ataque quanto na defesa. Segundo a plataforma Sofacore, foram dez grandes chances criadas e apenas três cedidas. Fruto do estilo ofensivo do comandante, a média da posse de bola é de 54,3%.
Diferença do fator casa
Uma das melhores atuações do Fluminense de Zubeldía foi justamente na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, pela rodada passada do Brasileiro. Apesar do placar magro, o time teve 21 finalizações na partida — 13 a mais do que o adversário, que não chutou uma vez sequer ao gol. Satisfeito com o resultado e o rendimento do grupo, o treinador valorizou mais três pontos somados dentro de casa.
Samuel Xavier enfrenta a marcação de Thiago Maia em Fluminense x Internacional
Lucas Merçon e Marcelo Gonçalves/Fluminense
— É sempre importante jogar como mandante, eu gosto. Pudemos responder às expectativas da torcida e também às nossas (contra o Internacional), porque trabalhamos para fazer um bom jogo e espetáculo. Quando você faz isso e ganha, a alegria é dobrada, primeiro por vencer e, depois, por entregar um bom rendimento ao seu público. Estamos contentes por ter respondido bem, e assim as pessoas podem vir para desfrutar do futebol — destacou o argentino.
John Kennedy de titular
Ao mesmo tempo em que tem méritos por defender essa sequência positiva como mandante, o Fluminense também contou com a sorte. Com uma atuação ruim diante do Juventude, o placar de 1 a 0 só foi possível graças ao “milagre” de Thiago Silva no fim do jogo.
Além dos retornos de Freytes e Martinelli, que não atuaram contra o Inter por suspensão e controle de carga, respectivamente, John Kennedy deve seguir como titular. Recuperado de edema na coxa esquerda, Nonato pode voltar a ser relacionado. Já Ganso e Manoel, que passou recentemente por uma artroscopia no joelho esquerdo, são desfalques novamente.
Mesmo com a megaoperação policial realizada ontem, o elenco treinou normalmente de manhã no CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Fonte original: abrir