
'Tô bêbado', diz homem agredido por PMs em Paraisópolis; veja vídeo
Um vídeo gravado por moradores de Paraisópolis, a segunda maior comunidade de São Paulo, na região Sul, mostra policiais militares agredindo um homem na noite de domingo (19). O caso ocorreu na Rua Manoel Antônio Pinto, em frente à ONG Florescer, de acordo com testemunhas.
No vídeo de 22 segundos, obtido pelo GLOBO, é possível ver três policiais militares segurando a vítima, enquanto um deles a agride com socos. Um dos policiais pede para que o homem fique “de boa”. Na sequência, na tentativa de conter os agentes, ele grita “eu tô bêbado, eu tô bêbado”.
A identidade do homem e seu estado de saúde não foram informados. Segundo moradores de Paraisópolis, ele não foi preso.
Assista ao vídeo:
PMs agridem homem já rendido em Paraisópolis
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto.
Violência policial
No ano passado, casos de violência policial escalaram em São Paulo e ganharam repercussão entre autoridades e entidades de direitos humanos. Os episódios expuseram uma crise na segurança pública de São Paulo no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na primeira semana de dezembro passado, um homem foi arremessado de uma ponte por um PM na Vila Clara, na Zona Sul da capital, e agentes agrediram uma idosa e deram um golpe de mata-leão em seu filho durante abordagem na garagem da família em Barueri, na Grande São Paulo.
Depois da repercussão, o governador chegou a mudar de posição em relação ao uso de câmeras corporais pela Polícia Militar. “Me arrependo muito da postura reativa que tive com as câmeras”, disse em 6 de dezembro durante um evento sobre os desafios da segurança pública no Brasil.
Fonte original: abrir