
Porto de Itajaí (SC) passa a ser administrado por autoridade portuária da Bahia; entenda
Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina
Porto de Itajaí/Divulgação
O Porto de Itajaí (SC), um dos principais terminais de contêineres do país, tem uma nova autoridade portuária. A Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) ficará responsável pela administração temporária até a criação da nova empresa pública federal Docas de Santa Catarina, anunciada em maio deste ano.
A Codeba sucede a atuação da Autoridade Portuária de Santos. A mudança administrativa foi anunciada sexta-feira (17) pelo secretário de Portos do Governo Federal, Alex Ávila.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O titular da pasta detalha que a criação da nova empresa pública faz parte de um processo mais amplo que visa garantir a independência e a autonomia do Porto de Itajaí, fortalecendo a capacidade de gestão e ampliando investimentos estratégicos.
“A decisão de termos um porto independente é do governo federal. Quando vinculamos o Porto ao governo, foi com o propósito de assegurar uma gestão autônoma, ampliar investimentos e fortalecer sua atuação", explicou.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, reforça que a mudança foi necessária porque o processo de criação de uma autoridade portuária de Santa Catarina, embora esteja avançado em Brasília, ainda vai demorar porque depende de orçamento.
O Porto de Itajaí foi administrado entre 1990 até 2024 pelo município. Com problemas, atrasos, paralisação de atividades e dívidas, a gestão foi federalizada e a administração passou a ser feita pela empresa responsável por fazer a gestão do Porto de Santos. Agora, a administração fica com a Codeba até a criação da nova empresa pública federal.
Na prática, o Porto de Itajaí passará a administrar e explorar a própria infraestrutura, que faz parte do Complexo Portuário do estado, que é o 3º maior do país. Desde janeiro, o terminal deixou de ser gerido pelo município e passou a ser vinculado à empresa pública do Porto de Santos (SP).
Leia mais:
Governo Federal anuncia criação de autoridade própria para gerenciar o porto
Lula anuncia investimentos de R$ 844 milhões no Porto de Itajaí
Docas de Santa Catarina
Segundo Alex Ávila, a criação da Docas é prioridade para o Ministério dos Portos. "Temos o desejo e a orientação de todo o nosso governo para chegar o mais rápido possível nessa conclusão. São etapas detalhistas e técnicas, mas posso dizer que vamos buscar cumprir no menor prazo possível", afirmou.
Entre as medidas anunciadas, está o avanço na concessão do canal de acesso do Porto de Itajaí, projeto que já se encontra sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
A iniciativa integra a política pública federal de conceder canais de acesso à iniciativa privada, com o objetivo de aumentar o nível de serviço, garantir dragagens contínuas e elevar a eficiência operacional.
“A dragagem é um tema vital para o Porto de Itajaí. Com o modelo de concessão, garantiremos a execução dentro dos prazos e padrões adequados. Também estamos trabalhando no arrendamento definitivo do terminal de contêineres, cujos estudos técnicos estão em fase final de conclusão”, destacou.
Veja também:
Naufrágio há 131 anos barra chegada de grandes navios e atrapalha expansão de complexo portuário (assista abaixo)
Conheça história do navio naufragado há 131 anos que atrapalha expansão do Porto de Itajaí
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Fonte original: abrir