
Van com torcedores do Criciúma é apedrejada na BR-101 após clássico com o Avaí pela Série B
Van com torcedores do Criciúma foi atacada depois do jogo
Uma van que transportava torcedores do Criciúma foi atacada na BR-101, na região de São José, na Grande Florianópolis, após a partida contra o Avaí pela Série B do Campeonato Brasileiro, na noite de domingo (19). O veículo, que retornava ao Sul de Santa Catarina, foi perseguido e apedrejado, resultando em danos materiais e vidros quebrados. Não houve informações de feridos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O ataque ocorreu logo após o clássico catarinense, válido pela 33ª rodada da Série B, que terminou empatado em 1 a 1 na Ressacada.
Em registros que circulam nas redes sociais, é relatado que houve uma tentativa de interromper a passagem da van, com um dos carros fechando a frente do veículo, que aparece em outra gravação com os vidros quebrados.
O Criciúma descreveu a situação como "gravíssima que poderia ter culminado em tragédia" (confira manifestações dos clubes mais abaixo).
Van de torcedores do Criciúma é atacada na BR-101
Redes Sociais/Reprodução
Investigação policial
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu um telefonema através na Central de Emergência relatando que torcedores do Avaí, em dois veículos, estariam perseguindo a van com os torcedores do Criciúma. Contudo, o responsável pelo relato não soube informar as placas dos automóveis.
Equipes da PRF de Palhoça e Paulo Lopes foram acionadas e, ao chegarem ao local, encontraram um carro batido sobre a via, com airbags acionados.
O automóvel foi guinchado e encaminhado ao pátio. A Polícia Rodoviária Federal informou que está apurando a possível relação entre o veículo encontrado e a perseguição relatada.
Manifestações dos clubes
Ambos os clubes emitiram notas de repúdio sobre o ocorrido.
O Criciúma Esporte Clube repudiou "de forma veemente" o ataque. O clube solicitou a "imediata apuração dos fatos pelas autoridades competentes e a identificação e responsabilização dos envolvidos, nos termos da lei".
O clube manifestou solidariedade aos torcedores envolvidos e garantiu que irá colaborar com as investigações, incentivando testemunhas a formalizarem seus relatos. O clube ainda reafirmou que "Violência não combina com o esporte".
O Avaí Futebol Clube também manifestou repúdio aos "atos criminosos praticados", classificando o ataque como inadmissível e requerendo que os responsáveis sejam identificados e punidos.
A nota ressalta que os envolvidos no "lamentável episódio não representam a apaixonada torcida avaiana", e lembrou que a partida na Ressacada ocorreu sem qualquer incidente de violência.
*Com informações do ge.globo/sc
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Fonte original: abrir