
Petrobras obtém licença do Ibama para pesquisar petróleo na Foz do Amazonas
Às vésperas da COP30, a Petrobras informou que recebeu nesta segunda-feira a licença de operação do Ibama para a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa, na Margem Equatorial brasileira.
Segundo a empresa, a perfuração "está prevista para ser iniciada imediatamente, com a duração estimada de cinco meses". Por meio desta pesquisa exploratória, a companhia busca obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área em escala econômica. Não há produção de petróleo nessa fase.
No último dia 16, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, havia afirmado que foi realizada uma reunião para tratar do andamento do processo de licenciamento. No dia 14, ela destacou que “a sonda estava na locação e a broca apontada na direção do poço”.
— Esperava que a licença já tivesse sido aprovada. A preocupação é o dia 21, que é o limite do contrato da sonda. Se a gente não começar a perfurar até o dia 21, essa sonda pode ser retirada da locação e, se isso ocorrer e for substituída por outra sonda no futuro, o processo de licenciamento começa tudo de novo — disse Magda durante evento na Firjan.
Fonte original: abrir