Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Quem é George Santos, ex-deputado dos EUA filho de brasileiros solto após ordem de Trump

20/10/2025 12:54 O Globo - Rio/Política RJ

O ex-deputado George Santos, de 37 anos, voltou aos noticiários após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenar sua liberação na semana passada. O ex-congressista republicano havia sido condenado a sete anos de prisão por fraude eletrônica e roubo de identidade qualificado, pena que ele havia começado a cumprir em julho deste ano.
Em julho: George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, se apresenta à prisão para cumprir pena de sete anos
No julgamento: Ex-deputado George Santos se declara culpado em uma série de crimes para evitar julgamento nos EUA
Nascido em Nova York e filho de pais brasileiros, o político usou cartões de crédito de seus doadores sem autorização para comprar roupas de grife, quitar a entrada de automóvel e sacar dinheiro em caixas eletrônicos, segundo a Promotoria. Em sua decisão, Trump disse que Santos "era um pouco desonesto", mas existem, segundo ele, "muitos desonestos no país" que não foram mandados à prisão.
Antes da soltura, Trump escreveu em sua rede social, Truth Social: "George está em confinamento solitário há longos períodos e, segundo todos os relatos, tem sido terrivelmente maltratado. Por isso, acabei de assinar uma Comutação, libertando George Santos da prisão, IMEDIATAMENTE. Boa sorte, George". O ex-deputado cumpria pena numa prisão federal em Nova Jersey.
Pego na mentira: George Santos, o filho de brasileiros deputado nos EUA, se enturma com a extrema direita
Quem é George Santos
Além de apresentar problemas legais no Brasil, George Santos se tornou conhecido ao se apresentar como a "nova face" do Partido Republicano, surpreendendo em primárias no estado de Nova York e chegando à Câmara dos Deputados. Em entrevistas, se apresentava como um fiel apoiador de Donald Trump, em um estado há décadas dominado pelos democratas.
Filho de brasileiros, George Santos é cassado pela Câmara dos Deputados dos EUA
Primeiro deputado abertamente gay a se eleger nos Estados Unidos pelo Partido Republicano, a história de George Santos já teria sido surpreendente se tivesse parado aí. Ainda mais que a vitória do americano de pais brasileiros ocorreu em Nova York — conhecido reduto democrata — contra outro candidato também assumidamente gay e ajudou a garantir a estreita maioria na Câmara conquistada pelos republicanos na eleição legislativa. Antes mesmo da posse marcada para 3 de janeiro, porém, a trajetória de Santos ficou marcada por mentiras, reveladas pelo jornal The New York Times.
Grande parte dos mais de 142 mil votos que recebeu, cerca de 54,1% do eleitorado do distrito pelo qual se elegeu, foi conquistada pela narrativa criada durante a campanha de que Santos era um retrato do "sonho americano". Em dezembro passado, a Câmara dos Representantes expulsou o republicano, tornando-o o sexto congressista a ser obrigado a abandonar seu cargo na história da instituição. Mais de dois terços de seus colegas votaram para expulsá-lo, incluindo mais de cem republicanos. A comissão de ética da Câmara o acusou de ter "desacreditado gravemente" o órgão legislativo.
George Santos, deputado americano de origem brasileira
Drew Angerer / Getty Images via AFP
Segundo a promotoria, o ex-deputado enganou doadores de sua campanha ao transferir dinheiro para sua própria conta e usá-lo para pagar dívidas pessoais, comprar roupas de grife ou fazer pagamentos com os cartões de crédito de seus próprios apoiadores sem autorização. Ele também é acusado de receber benefícios de desemprego aos quais não tinha direito durante a pandemia de coronavírus, antes de sua eleição.
Uma reportagem do New York Times revelou diversos furos nessa biografia, como a ausência de registros de que ele havia estudado nas universidades ou trabalhado em duas importantes empresas de Wall Street das quais afirmou ter sido funcionário. Após uma semana de silêncio, Santos admitiu nesta terça-feira ter "floreado" a sua trajetória. Sem explicar todas as invenções reveladas pelo jornal — como o processo do qual é réu por estelionato no Rio de Janeiro — as extensões das mentiras seguem em aberto.
Em 2023: George Santos é investigado pelo FBI por intermediar venda de megaiate de R$ 100,4 milhões
Filho de uma carioca e de um mineiro, George Anthony Devolder Santos nasceu no Queens, em Nova York. Segundo ele, seus avós maternos eram judeus na Europa e emigraram para o Brasil durante o Holocausto, mas reportagens da CNN e do portal judaico americano The Forward revelaram que seus pais nasceram em território brasileiro antes da Segunda Guerra Mundial.
Durante a campanha, ele descreveu uma carreira de sucesso no Citigroup e uma passagem pelo banco de investimentos Goldman Sachs. No entanto, nenhuma das empresas encontrou registros de emprego do deputado. Na mesma época em que ele afirmou estar em Wall Street, há registros de que Santos atuava como telemarketing na Dish Network, no Queens, segundo o New York Times.
Funcionários do Baruch College e da Universidade de Nova York (NYU), onde Santos disse ter se formado em Finan

Fonte original: abrir