Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Quebra-sóis estão de volta à fachada do edifício sede da Petrobras

14/10/2025 05:00 O Globo - Rio/Política RJ

Enquanto o Edifício Capanema, no centro do Rio, ícone tombado desde 1948, aguarda a recolocação de seus 1.462 painéis de brise-soleils, cuja licitação foi marcada para dezembro, a Petrobras começou a instalar os quebra-sóis na fachada de sua sede. A solução arquitetônica é usada para controlar a entrada de luz solar numa edificação, por meio de lâminas, e amenizar a temperatura interna.
Dono de restaurante peruano e idealizador de projetos para o Botafogo, morre Marcos Muller, aos 57 anos
Vídeo: 'serial killer', Ana Paula confessa que ficou 5 dias com corpo de vítima em casa
Duas semanas antes da reinauguração do Capanema, em maio, o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee, anunciou a recolocação das peças para o segundo semestre deste ano — mas a licitação para as obras de restauração e recolocação das peças está prevista para 8 de dezembro.
Resta um. O solitário brise azul que sobrou na fachada do Palácio Gustavo Capanema após a reforma
Márcia Foletto
Na Petrobras, a instalação dos brises faz parte da grande reforma prevista para ser concluída em 2027. A estatal confirmou na semana passada que o conceito arquitetônico original seria mantido, e que a substituição busca maior eficiência energética. A recolocação foi iniciada após reportagem do GLOBO, publicada em 10 de outubro, que destacou a ausência desse elemento característico no edifício, assim como no Capanema.

Fonte original: abrir