Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Quaest: Eduardo Bolsonaro é o mais rejeitado entre 9 nomes para a eleição de 2026; Bolsonaro, Ciro e Michelle empatam na sequência

09/10/2025 10:00 G1 - Política

Felipe Nunes analisa pesquisa Quaest com melhor avaliação de Lula no ano
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o mais rejeitado como eventual candidato entre nove nomes que pesquisados como candidatos à Presidência da República em 2026, indica um levantamento da consultoria Quaest divulgado nesta quinta-feira (9).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Entre os eleitores, 68% dizem que conhecem e não votariam no deputado federal, mesmo resultado do levantamento anterior, realizado em setembro.
Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 63% de rejeição (eram 64%), tecnicamente empatado com Michelle Bolsonaro (PL), que tem 61% (mesmo número de setembro) e com Ciro Gomes (PDT), rejeitado por 60%, mesmo número apresentado na pesquisa anterior.
Já o presidente Lula (PT) tem rejeição de 51%, oscilação de um ponto para baixo em relação a setembro.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem rejeição de 40%; o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de 34%; e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de 32%.
A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 2.004 pessoas dos dias 2 a 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa também mostra que Lula segue à frente de todos os candidatos pesquisados num eventual segundo turno. Lula está 9 pontos à frente de Ciro; 10, de Bolsonaro; 12, de Tarcísio e Michelle; 13, de Ratinho Jr.; 15, de Zema, Caiado e Eduardo; e 23 do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Saiba mais.

Rejeição dos candidatos entre eleitores que se dizem independentes
Em relação ao posicionamento político, os eleitores que se dizem independentes - não são lulistas, de esquerda não lulista, de direita não bolsonarista ou bolsonaristas - têm maior rejeição a Jair Bolsonaro, com 77%, e a Eduardo, com 74%, e Michelle, com 70%. Eles aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de quatro pontos nesse segmento.
Ciro Gomes é rejeitado por 55%, e o presidente Lula, por 54%. A parcela de independentes que rejeitam Tarcísio de Freitas é de 41%. Os que rejeitam Ratinho Jr. são 39%; 33% rejeitam Zema, e 24%, Ronaldo Caiado.

Fonte original: abrir