
Piloto arremete após avião se chocar contra o solo durante tentativa de pouso; vídeo
Dois dos aeroportos mais movimentados do Reino Unido enfrentaram problemas distintos neste domingo, provocando atrasos, desvios e cancelamentos que afetaram milhares de passageiros. Em Heathrow, um incidente com uma aeronave cargueira causou o fechamento temporário de uma das pistas. Já em Manchester, a baixa visibilidade devido a um nevoeiro comprometeu a operação de dezenas de voos.
Vídeo: avião de pequeno porte cai, colide com caminhões e deixa dois mortos nos EUA
Veja também: avião da Força Aérea Alemã é atacado por fogos de artifício após decolagem
O caso mais grave ocorreu em Heathrow, maior aeroporto da Europa, quando um avião cargueiro da DHL sofreu um tail strike — termo usado quando a parte traseira da aeronave toca a pista durante o pouso. O incidente envolveu um Airbus A300 vindo de Leipzig, na Alemanha, que tocou a pista norte com a cauda às 17h13 (horário local). Segundo dados do site Flightradar24, o avião estava a cerca de 270 km/h no momento do impacto. Ninguém ficou ferido.
Jerry Dyer, do canal Big Jet TV, que fazia uma transmissão ao vivo naquele momento, descreveu o incidente:
"Se você olhar, a cerca de 40 pés [cerca de 12 metros] do chão, há uma rajada que desestabiliza a aeronave, fazendo com que o lado esquerdo toque primeiro. Depois eles corrigem para o lado direito e aí começa a dar errado, quase entra em oscilação. Os motores foram reduzidos e os spoilers foram acionados."
"Parece que tentaram evitar que o nariz batesse na pista, o que levou a uma elevação acentuada. Pela alta inclinação do nariz, parece que estavam se preparando para arremeter logo após o toque, mas precisaram esperar os motores atingirem potência máxima."
Initial plugin text
Os pilotos chegaram a arremeter e pousaram em segurança cerca de 20 minutos depois, utilizando a pista sul. Em nota, um porta-voz da DHL no Reino Unido afirmou:
"Temos o prazer de informar que a tripulação está em segurança. Investigaremos as circunstâncias do incidente em cooperação com as autoridades de aviação competentes. Até a conclusão dessa investigação, não podemos fornecer mais informações", disse um porta-voz da DHL no Reino Unido em nota.
A pista norte de Heathrow foi fechada temporariamente para inspeção. Embora o bloqueio tenha durado menos de 10 minutos, diversas aeronaves precisaram arremeter, o que aumentou a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. Mais de 20 voos com destino internacional, incluindo pelo menos sete com destino à América do Norte, tiveram atrasos superiores a uma hora.
Outro incidente
Ao mesmo tempo, o aeroporto de Manchester enfrentava forte neblina, que forçou desvios, cancelamentos e longas esperas. Um voo da easyJet vindo de Istambul, na Turquia, passou meia hora sobrevoando o sul de Manchester antes de abortar o pouso e seguir para o aeroporto de East Midlands.
Os pilotos chegaram a arremeter e pousaram em segurança cerca de 20 minutos depois, utilizando a pista sul
Reprodução/Flightradar24
Os passageiros do Airbus A320, que operava o voo 2152, ficaram mais de duas horas em solo antes de decolar novamente para Manchester. Ainda assim, a aeronave precisou esperar em padrão de espera antes de pousar com segurança, com mais de três horas e meia de atraso.
Como resultado da instabilidade, a easyJet cancelou 16 voos — entre partidas e chegadas — no aeroporto de Manchester, impactando cerca de 2.500 passageiros. Foram suspensas operações com origem ou destino em cidades como Veneza, Berlim e Dalaman, na Turquia. A companhia aérea divulgou nota lamentando os transtornos:
"Devido às condições meteorológicas adversas em Manchester ontem, que resultaram em restrições no controle de tráfego aéreo, alguns voos não puderam operar. Embora a situação estivesse fora do nosso controle, lamentamos os transtornos e oferecemos aos clientes opções de reacomodação ou reembolso, além de hospedagem e alimentação, quando necessário. A segurança e o bem-estar dos nossos passageiros e tripulação são a maior prioridade da easyJet", finalizou o comunicado.
Fonte original: abrir