Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Motta defende aumentar para 35% o percentual de etanol na gasolina

20/10/2025 14:18 G1 - Política

Presidente da Câmara, Hugo Motta, defende aumento de etanol na gasolina
Reprodução/TV Globo
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (20) aumentar para 35% o percentual de mistura de etanol na gasolina.
Hoje, nós já temos 30% da mistura da gasolina com etanol e vamos lutar e brigar para que avancemos aos 35% na mistura, o que, sem dúvida alguma fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis do nosso país.
Motta deu a declaração ao participar da abertura da 25ª edição da Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo pela Datagro.
Em junho, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30% e, no caso do biodiesel, subir de 14% para 15% a mistura do etanol.
As medidas visam a auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo em razão do conflito militar entre Irã e Israel.
🛢️O Irã é um dos principais produtores mundiais de petróleo, refinado para produção de combustíveis fósseis.
🪙Na ocasião, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, afirmou que o governo projeta, com a medida tomada nesta quarta, uma queda de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina vendida nos postos de combustíveis.
Segundo ele, a queda no preço da gasolina é aguardada porque o etanol, considerada a tributação, é mais barato do que a gasolina A. Mendes afirmou que a medida abre caminho para que o Brasil seja autossuficiente em gasolina.
Veja também:
Veja os vídeos que estão em alta no g1

Fonte original: abrir