Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Substituto de Barroso e nomeação de Boulos devem sair antes de viagem de Lula para Ásia

20/10/2025 12:28 G1 - Política

A equipe do presidente Lula (PT) acredita que ele vai anunciar, antes de sua viagem para a Ásia, o substituto de Luís Roberto Barroso para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e a nomeação do deputado Guilherme Boulos (PSol-SP) como ministro.
Lula embarca na manhã desta terça-feira (21) para a Indonésia, de onde seguirá para a Malásia.
Lula já levou 58 dias para indicar ministro ao STF
Segundo dois assessores diretos do presidente, a expectativa dentro do Palácio do Planalto é que os anúncios ocorram até, no máximo, a manhã desta terça.
Os dois auxiliares de Lula não cravam, porém, que os anúncios são garantidos, porque Lula já mudou de planos tanto em relação ao STF como no caso de Boulos em outros momentos.
24/08/2024 - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de comício em apoio ao então candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL)
FABRICIO BOMJARDIM/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
O favorito para o lugar de Barroso segue sendo o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Mas, ministros do Supremo Tribunal Federal ainda não descartam a escolha do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador mineiro também tem como padrinho o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP).
A indicação de Guilherme Boulos para comandar a Secretaria Geral da Presidência, responsável pelos contatos com movimentos sociais, é aguardada desde o início do ano.
Lula já teve mais de uma conversa com o deputado para tratar do assunto. A missão de Boulos seria fazer o contato com os movimentos sociais visando a eleição presidencial do próximo ano.
Um interlocutor de Lula disse que o presidente deve tratar do assunto com o atual ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, em despacho previsto para esta segunda-feira (20) no final da tarde.
Em relação ao substituto de Barroso, Lula manifestou para sua equipe o desejo de fazer a mudança sem muita demora. Por sinal, o anúncio era esperado para a última sexta-feira (17), mas acabou não acontecendo.

Fonte original: abrir